O Globo Repórter desta sexta-feira (30) é um desdobramento da série ‘Brasil em Constituição’, exibida pelo Jornal Nacional e que mostrou como a Constituição Federal de 1988 mudou o Brasil. Com reportagem de Pedro Bassan e Graziela Azevedo, o programa se aprofunda nas histórias de brasileiros que tiveram as vidas transformadas graças aos direitos garantidos em nossa ‘Carta Magna’, como acesso à saúde, educação e a democracia.
“A história que mais me impressionou foi a do Wagno, um homem inocente que ficou preso durante 8 anos por um crime que não cometeu. O Estado Brasileiro arruinou a vida dele e, até hoje, Wagno espera pela indenização a que tem direito. Ele percorre os corredores dos tribunais e vive nos calcanhares das autoridades, cobrando sempre com base na Constituição”, comentou Bassan, referindo-se ao drama vivido por Wagno Lúcio da Silva, condenado por um homicídio que não cometeu, ficando preso até provar a sua inocência.
A repórter Graziela Azevedo revela que se emocionou em diversos momentos da apuração com os personagens, principalmente, trabalhadores brasileiros cuja Constituição Cidadã trouxe uma garantia de vida melhor. Entre eles, o senhor Benedito Sérgio, que já havia feito parte de uma reportagem, em 1984. Na época, o menino, de 15 anos, que não estudava e cortava cana para ajudar no sustento da sua família, trabalhava sem os direitos previstos, hoje, em lei. E quase 40 anos depois, Benedito trabalha com carteira assinada e horário certo para voltar para casa.
“Estar com Osmar Santos lembrando o momento histórico da campanha pelas Diretas Já foi um dos muitos momentos de emoção da série. A história sofrida e de muita luta do Benedito Sérgio, o Té, me emocionou muito também. O trabalho do produtor Fabrício Lobel para encontrar aquele menino cortador de cana que apareceu na Globo quase 40 anos atrás foi incrível. A confirmação de que era ele veio por conta de uma cicatriz no rosto”, contou Graziela.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (30), logo após a novela Pantanal, com reapresentação na manhã deste sábado (01/10), às 06h00.
Leia também: Dono da RedeTV! assiste Debate na Globo e chama Natuza Nery de “loira surda”