O Globo Repórter desta sexta-feira (19) desbrava locais pouco conhecidos da região caatinga, bioma que só existe no Brasil e serve de cenário para Mar do Sertão, a nova novela das seis da TV Globo. O enredo promete encantar os brasileiros não só pelas belezas selvagens do sertão nordestino, mas também pela história de amor vivida pelos personagens Zé Paulino (Sergio Guizé), Candoca (Isadora Cruz) e Tertulinho (Renato Góes).
A reportagem especial será de Beatriz Castro, que registrou os bastidores das gravações da novela e as locações das cenas em locais de difícil acesso. Diante de cenários dignos de um paraíso, qualquer cansaço fica em segundo plano. “O programa vai nos levar a cenários grandiosos, maravilhas da natureza que ainda são pouco conhecidos até mesmo dos nordestinos. Paisagens incríveis que servirão de locações para nova novela das seis e sem nenhum retoque. Não inventaram ainda nenhum efeito especial capaz de superar a beleza das formações rochosas formadas há milhares de anos na caatinga”, destaca a jornalista.
Um destes locais é o Parque Nacional do Catimbau (PE), que ostenta a cachoeira do Travessão, formada somente quando há muita chuva na região. Tanta água é uma raridade. É o que garante Genivaldo da Silva, que há 25 anos trabalha como brigadista e guia turístico, e ainda revela outro segredo do local. “Há mais de 150 milhões de anos essa região já foi mar. Uma prova é que já foram encontrados fósseis de peixe aqui na região”, afirma o guia de turismo.
O sotaque nordestino em Mar do Sertão será genuíno e fiel: pelo menos 15 atores que estão no elenco da nova novela nasceram na região, entre eles, Isadora Cruz, uma das protagonistas da trama, que é da Paraíba. “É um orgulho para mim e para minha terra. Sempre me falaram que eu tinha que tirar meu sotaque. Estar fazendo essa personagem por causa do meu sotaque é uma vitória”, salientou Isadora.
Outra curiosidade da trama que estará no jornalístico é o cavalo Maroto, inseparável amigo de Zé Paulino, papel de Guizé. Na vida real, uma égua fez o papel do animal nas cenas gravadas durante a viagem do elenco para Alagoas e Pernambuco. Pretinha, como é chamada, tem rotina de atleta: cavalga todo dia para ganhar resistência e mantém uma alimentação balanceada.
Esses e outras destaques estão no Globo Repórter desta sexta (19), logo após a novela Pantanal, com reapresentação na manhã deste sábado (20), às 06h00.
Leia também: Catia Fonseca esclarece boatos e desmente ida para a TV Globo