O Globo Repórter desta sexta-feira (05) será dedicado a Bruno Pereira e Dom Phillips, que foram assassinados na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas. Com reportagem de Filippo Mancuso, Aline Oliveira e Camila Marinho, o programa destaca a luta para reflorestar o que motosserras e queimadas vêm destruindo áreas de florestas brasileiras.
“Foi transformador perceber como existem pessoas lutando para manter nossas florestas de pé. A natureza está exausta. E só pelas mãos desses guardiões do verde será possível reverter esse processo nocivo contra o meio ambiente. Pude conhecer de perto iniciativas maravilhosas como, por exemplo, a Rede de Sementes do Vale do Ribeira que atua nos quilombos da região. Os quilombolas coletam as sementes que se tornarão árvores e ainda conseguem uma boa renda com isso”, afirma Filippo
“Infelizmente, ainda há uma visão muito equivocada dos ativistas ambientais, como se fossem radicais que se opõe a qualquer tipo de progresso. O que vi foi o oposto. Militantes de uma bandeira urgente que sabem a importância exata de se conciliar desenvolvimento com preservação ambiental”, completa o repórter, defendendo.
O programa traz ainda projetos que estão transformando cartões postais do país, como Pão de Açúcar, que vem sendo reflorestado por voluntários de todas as idades, e a paisagem da caatinga. “Ela é resiliente, se ressente na estiagem, mas refloresce no período de chuva. Mostrar toda essa biodiversidade e beleza no Globo Repórter é motivo de muita alegria porque sabemos o quanto as imagens e as informações sobre esse bioma tão rico e, muitas vezes, tão subestimado, podem surpreender e encantar os telespectadores do programa”, acredita Aline Oliveira.
E direto do Sul da Bahia, Camila Marinho mostrou porque o trabalho desses guardiões se faz tão necessário: as ações de desmatamento seguem em ritmo avançando. “Encontramos iniciativas de restauração do que foi degradado, mas em contraponto constatamos vestígios de exploração ilegal de madeira. E o mais impressionante: numa área que deveria estar protegida”, revela ela.
Essas e outras destaques estão no Globo Repórter desta sexta (05), logo após a novela Pantanal, com reapresentação na manhã deste sábado (06), às 06h00.
Leia também: Adriana Araújo revela trauma com sequestro e se emociona ao vivo