O Globo Repórter desta sexta-feira (02) terá como temática o Museu do Ipiranga, que será reinaugurado na próxima semana. O programa vai revelar as histórias dos bastidores da reforma do espaço, sendo contadas a partir da perspectiva de quem trabalhou na recuperação do patrimônio histórico. Além disso, eles ainda vão compartilhar suas histórias pessoais e as pretensões para o futuro.
Quem também esteve no museu foi a apresentadora Sandra Annenberg, que aproveitou para fazer o registro de uma das estrelas da reinauguração: o famoso quadro de Pedro Américo que ilustra o “grito do Ipiranga”. A obra, que estará exposta do Salão Nobre, foi totalmente restaurada para a comemoração do fato histórico. Os repórteres Janaína Lepri e Filippo Mancuso estão à frente da reportagem do programa, que faz parte da programação especial da TV Globo sobre o bicentenário da independência do Brasil.
“Acho que a grande sacada do programa é contar a história da reconstrução do Museu do Ipiranga pelo olhar de quem forma nossa nação independente: os trabalhadores. São homens e mulheres de todas as partes do Brasil – e até de fora – que vieram para São Paulo na tentativa de mudar de vida. Um roteiro comum, mas diferente nos detalhes”, afirmou Janaína Lepri, que complementou: “Foi um trabalho que encheu a gente de orgulho, como o próprio museu também deixa São Paulo orgulhosa”.
“É claro que foi maravilhoso conhecer mais a fundo a história do museu, as características arquitetônicas e os detalhes técnicos do trabalho de restauro. Mas nada se compara a sensação de passear pela vida dos trabalhadores que tornaram tudo isso possível. Essa é a turma da “mão na massa”: trabalhadores de grandes projetos que, quase sempre, são invisíveis aos olhos de todos nós. Poder jogar luz sobre esses guerreiros do cotidiano foi, sem dúvida, o que mais me encantou nessa jornada”, salientou Filippo Mancuso.
Reabertura especial
Ao todo, o Museu do Ipiranga ficou fechado por quase 10 anos. A partir da próxima semana, reabre com o dobro do tamanho e terá capacidade para receber até 11 exposições simultâneas. A estimativa é que o espaço receba de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano. No dia 7 de setembro – data exata dos 200 anos da independência do Brasil – os trabalhadores e suas famílias terão o privilégio de serem os primeiros a visitar o novo Museu do Ipiranga. Já o público em geral poderá visitá-lo a partir do dia 8 de setembro.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (02), logo após a novela Pantanal, com reapresentação na manhã deste sábado (03), às 06h00.
Leia também: Linha Direta vai voltar na TV Globo? Saiba tudo