O Globo Repórter (TV Globo) começa a comemorar seus 50 anos com especiais a partir desta sexta-feira (31), com um episódio tratando de tecnologia e recursos imersivos. Serão cinco reportagens especiais nas próximas semanas. Aliás, nesta primeira semana, a equipe de produção utilizou recursos como realidade virtual, realidade aumentada e holografia.
O jornalista Ernesto Paglia, que tem paixão por tecnologia, foi a escolha para conduzir a reportagem. Ele será representado em um avatar tridimensional em ambiente simulado no metaverso. Dessa forma, o objetivo é mostrar como a tecnologia mudou a maneira como trabalhamos, contamos histórias e nos relacionamos.
Além disso, o programa vai contar com a participação do casal Gentil e da Cidinha, que completam bodas de ouro de casamento. Assim sendo, eles devem mostrar como as transformações tecnológicas afetaram suas vidas. O programa ainda reencontra os irmãos Christhian e Michel Zaharic, que em 1991, participaram do Globo Repórter para mostrar como se usava o videogame. Hoje, eles mostram como a brincadeira se transformou em uma carreira na criação de aplicativos e estratégias para todas as plataformas digitais.
O episódio especial dos 50 anos do Globo Repórter sobre tecnologia vai ao ar logo após o BBB 23. Nesse sentido, o programa promete trazer um olhar reflexivo sobre como a tecnologia moldou a sociedade nos últimos 50 anos.