Em meio a pandemia de Coronavírus, emissoras de televisão, como Globo, Record TV e Band, têm adotado a obrigatoriedade do uso de máscaras para seus repórteres e colaboradores, inclusive em frente as câmeras.
A decisão das emissoras vem antecipando alguns decretos impostos pelos governos nacional e local. Em São Paulo, o uso de máscaras será obrigatório para todas as pessoas, inclusive para quem estiver nas ruas a partir desta quinta-feira, 7 de maio. Tal medida, impacta diretamente no trabalho dos repórteres que vinha aparecendo em frente as câmeras sem o uso de máscaras. Até então, o uso era feito apenas fora das câmeras.
Leia também: Conversa com Bial retorna à programação da Globo com novo formato
A Globo, foi a primeira emissora a adotar esse expediente, válido desde a edição do Jornal Nacional de 04 de maio. Tal obrigatoriedade atinge todos os telejornais locais e de rede. Os correspondentes internacionais também tiveram que aderir ao uso de máscaras suas participações no canal.
Na Record e Band, havia até então uma recomendação do uso das máscaras, porém com o decreto imposto pelo Governo de São Paulo, houve a determinação de uma obrigatoriedade do uso a partir de 7 de maio, válido também para todas as praças e afiliadas e para os correspondentes internacionais.
Outras emissoras
Outras emissoras, como Rede TV!, SBT e Cultura, ainda não aderiram a obrigação do uso de máscaras para seus contratados. Porém, como já existe a determinação em diversos governos locais, a expectativa é que em breve também possam a aderir tal procedimento como obrigação.