A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou, na manhã desta terça-feira (26) os indicados ao Emmy Internacional 2023. O prêmio mais relevante da indústria do entretenimento em todo o mundo, surpreendeu com pelo 7 produções brasileiras; Entre elas, estão a novela Pantanal (TV Globo) e a série Linchamentos (Record).
Este ano, ao todo, foram 56 indicados, de 20 países, em 14 categorias. Os vencedores da 51ª edição do Emmy Internacional serão conhecidos no dia 20 de novembro na cerimônia de Gala do prêmio, em Nova York.
Categoria Melhor Novela
Entra as indicações na categoria melhor novela, duas novelas brasileiras e da TV Globo se destacam. A primeira, Pantanal, não é bem uma novidade, uma vez que o remake adaptado por Bruno Luperi foi um fenômeno de audiência, repercussão e boas críticas.
Já a segunda indicação da mesma categoria é a novela Cara e Coragem, escrita por Claudia Souto. A novela das sete, que estreou em maio de 2022 na TV Globo obteve índices de audiência abaixo do que a emissora espera do horário e teve repercussão bem menor que a sua sucessora.
As novelas concorrem com produções de Portugal (‘Para Sempre’ [Forever]) e Turquia (Yargi [Family Secrets] na categoria “Melhor Telenovela”.
Leia também: Pantanal estreia no Paramount+ na América Latina
Série da Record
Nas vésperas do aniversário de 70 anos da Record TV, a plataforma de streaming da emissora, o PlayPlus, teve uma de suas produções indicadas ao Emmy International Awards 2023. A série documental original Linchamentos concorre na categoria Séries Curtas.
A produção, lançada pelo PlayPlus no ano passado, retrata crimes bárbaros ocorridos em quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com levantamentos realizados durante as gravações, os linchamentos costumam ser provocados por boatos ou notícias falsas.
A série do PlayPlus mostra o que estimula essas ações bárbaras, quem são as vítimas e os motivos pelos quais este tipo de crime coletivo se multiplicou nos últimos anos no país.
Melhor animação e Infantil: factual
Quem também entra na lista é a animação ‘Menino Maluquinho’, lançado pela Netflix. O desenho atualizou o clássico personagem de Ziraldo e fez sucesso entre a criançada. No mundo infantil, a série Quintal TV, do Futura, também entrou para a lista das produções brasileiras indicadas.
O programa está em sua 2ª temporada, é protagonizado pelas crianças Davi Lucca, Rafael Chambarelli e Gabi Motta, e traz à tona temas relevantes como futuro, democracia, consumo, arte, emoções e direito das crianças. O Quintal TV já é detentor dos prêmios “Melhor Conteúdo de Identidades Coletivas” do Prêmios TAL 2022, da Televisión América Latina, e do “Best Live-Action Television” do 39th Chicago International Children’s Film Festival (CICFF39).
Reality e minissérie
Duas produções brasileiras da Warner Bros. Discovery também foram indicadas hoje ao International Emmy® Awards 2023.
A minissérie documental do discovery+, ‘Dossiê Chapecó – O Jogo Por Trás Da Tragedia’, foi indicada na categoria Melhor Documentário, enquanto o reality show Max Original, ‘A Ponte: The Bridge Brasil’, da HBO Max, irá concorrer na categoria Melhor Programa de Entretenimento Sem Roteiro.
Leia também: Ana Hickmann se emociona durante homenagem aos 70 anos da Record em sessão na Câmara