Notícias da TV, Novelas, Segunda Tela e muito mais!

Globo recebe notificação do MPT por falta de atores negros na novela “Segundo Sol”

Novela já vinha recebendo várias criticas nas redes sociais por falta de atores negros no elenco

Devido a grande repercussão negativa por conta da falta de atores negros no elenco da nova novela, Segundo Sol”, escrita por João Emanuel Carneiro, que estreia na próxima segunda (14). A Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho, nesta sexta-feira (11), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

Segundo o parecer, pelo fato da novela se passar na Bahia, o folhetim não estaria representando a diversidade racial do estado, que de acordo com o IBGE, 80% da população é composta por pardos e negros. O texto recomenda de que sejam feitas mudanças no roteiro e na produção para “assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira”.

A Globo tem o prazo de 10 dias para provar ao MP que foram tomadas as medidas solicitadas e mais 45 dias para comprovar as outras treze recomendações. Em caso de descumprimento, o MPT pode firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, ou levar o caso à Justiça.

Por meio de nota a Globo admitiu ter “uma representatividade menor do que gostaríamos” e que a representação seria discutida ao longo da novela. “O fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade”, diz um trecho.

Quer receber nossas atualizações em seu dispositivo? Inscreva-se agora.

Comentários
Comentários Carregando

Send this to a friend