Os responsáveis pela programação da Globo avaliaram de forma positiva o anúncio dos participantes do Big Brother Brasil 24. Na última sexta-feira, dez intervalos na grade foram ocupados por entradas ao vivo comandadas por Ana Clara e Tadeu Schmidt com o nome e perfil dos selecionados para o reality. Não houve uma explosão de audiência, mas, pelo menos não derrubou significativamente os índices em São Paulo e também no Rio de Janeiro.
O Big Day começou às 14h43, lodo depois do jornal Hoje. Em São Paulo acrescentou três pontos na audiência e 3,4 no Rio de Janeiro. A entrada ao vivo aconteceu bem na transição do jornal para Mulheres de Areia, momento da grade que tradicionalmente aumenta a quantidade de telespectadores. Esse bloco marcou 13,1 de média (31,6% de share) na capital paulista e 18,9 pontos (39,7% de share) na Grande Rio.
Depois, até a penúltima entrada, às 21h50, o Big Day registrou pequenas oscilações de até meio ponto para cima e para baixo tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro. E foi justamente esse movimento que agradou o alto comando da Globo, uma vez que em edições anteriores o impacto foi muito pior.
Estratégia e cálculos
Estrategicamente, a Globo concentrou o anúncio dos integrantes da Pipoca para a tarde e início da noite. As primeiras e últimas entradas ao vivo contemplaram os artistas do Camarote. Wanessa Camargo, por exemplo, foi anunciada quando a Globo estava com 49,8% de dos telespectadores de São Paulo sintonizados nela. Mas, bastou acabar Terra e Paixão para o Big Day cair. É a outra troca de público, mas dessa vez de muita gente que simplesmente desliga a televisão e vai dormir.
O flash das 22h27, assim que terminou a novela, perdeu em apenas cinco minutos 3,4 pontos na média. A última entrada garantiu 26,1 pontos para a Globo, o equivalente a 46,8% do público do horário.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.