Nesta segunda-feira (19), a Globo estreou o tão aguardado novo Jornal Nacional. Como em toda grande estreia os telespectadores estavam ansiosos, com um olho nas novidades e outro nas redes sociais.
Entre vários elogios e críticas, surgiram alguns comentários bem interessantes, para algumas pessoas o novo cenário do JN tem o DNA “newsroom” da RedeTV!, seria apenas uma versão mais “sofisticada”.
Veja algumas comparações:
Estreia futurista
O novo Jornal Nacional fica no coração do recém-inaugurado prédio da Redação de Jornalismo da Globo no Rio de Janeiro. Com a tecnologia a serviço da notícia, o cenário está montado dentro de um espaço totalmente novo, que reúne jornalistas de TV e da internet.
A editoria Rio, G1 Rio, Bom Dia Brasil e Jornal Nacional compõem a redação, projetada para tornar mais eficiente o fluxo de informação e dar agilidade à produção para diversas plataformas.
Temos o compromisso com a inovação e com surpreender a nossa audiência. É um projeto bem diferente de tudo que existe, não tínhamos referências para seguir. As inovações complementam a apresentação talentosa dos âncoras, que poderão interagir com os gráficos, correspondentes e apresentadores do tempo, por exemplo.
Diretor de Ilustração e Arte do Jornalismo e Esporte, Alexandre Arrabal, responsável pelo projeto.
Atrás da bancada dos apresentadores há um vidro de 15 metros em curva, desenvolvido exclusivamente para o cenário do Jornal Nacional, que dá uma perfeita visão da redação em funcionamento. Revestido por uma película que escurece o vidro está sincronizado a nove projetores a laser para permitir imagens de excelente qualidade.
No fundo da redação, uma tela de LED retrátil – com 16 metros de largura, três de altura e cerca de três toneladas – dá um efeito 3D os recursos gráficos do estúdio. As artes projetadas podem ser vistas de diferentes perspectivas, segundo o movimento das câmeras.
É um estúdio imponente. A identidade visual vem acompanhada de uma razão de ser, associando beleza e funcionalidade. Tecnologia e elementos do cenário trabalham em função da notícia. É uma maneira de levá-la ao público de forma mais clara e rápida e, por que não, mais bonita também,
Renata Vasconcellos.
Fiquei encantado quando entrei pela primeira vez no cenário. É emocionante ver o que estava em um projeto gráfico se consumar numa obra física, muito bonita e impactante,
Wlliam Bonner