A Globo usará o último trimestre deste ano para finalizar o desenho da grade da emissora e de todos os canais do grupo em 2024. Esta é a fase que encerra um longo período de entrega e avaliação de projetos, elaboração de orçamentos para viabilizar cada proposta e de perspectivas artísticas. Junto com esse processo de planejamento acontecem várias pesquisas com telespectadores para tentar captar o que o brasileiro quer assistir, quais suas resistências e necessidades, além das tendências de mercado.
Esse processo sempre existiu e a cada ano é aprimorado para que o lançamento de uma grade corra o menor risco de rejeição. Depois da aprovação pelo comando artístico da Globo, os coordenadores de produção devem aprimorar o orçamento a partir do que chamam de “base zero”. Ou seja, se pensa na construção do programa a partir do zero, mesmo que seja uma renovação de temporada.
Nos bastidores da Globo são muitas as expectativas com as novidades que poderão ser anunciadas, uma vez que a emissora recebeu muitas propostas interessantes. Em 2024, a Globo vai manter seu eixo de grade na TV aberta com jornalismo nas primeiras horas do dia, programas ao vivo pela manhã, jornais no início da tarde e novelas, além de realities e show de variedades.
A grande discussão é se ainda dá tempo de testar uma nova atração para a grade vespertina, provavelmente em substituição à primeira reprise de novelas para levar a grade ao vivo até mais tarde, emendando com o jornal Hoje. É ai que surge o nome de Tati Machado como uma das opções para o horário, mas não na volta do Vídeo Show.
A Globo também deseja interligar as produções de seus programas para dar uma nova dinâmica entre todos os seus canais, onde a união de TV aberta, TV paga e streaming viabiliza o orçamento e amplia a projeção de cada programa, ampliando as possibilidades de vendas comerciais.
Jornalismo
A Globo quer levar algumas novidades ao público em 2024, inclusive no jornalismo. Como a Coluna do Vannucci antecipou, não estão descartadas mudanças na apresentação do jornalismo. Uma delas é a chegada de César Tralli no Fantástico para fazer dupla com Maju Coutinho. Com isso, surge a possibilidade de Andréia Sadi ir definitivamente para o Hoje. Marcelo Cosme é outro nome que aparece forte nas apostas nos bastidores da Globo para assumir o comando do jornal da hora do almoço.
Shows e variedades
O alto comando da Globo também está de olho na sua linha de programas de auditório, que agora possuem um gênero próprio de administração. Nas reuniões do alto escalão da emissora, o Altas Horas é sempre citado como exemplo de programa que soube fazer seus ajustes no ar e ganhou em audiência e qualidade artística. Já o Domingão com Huck é apontado como o programa que soube fazer a mais complicada das transições, conseguiu estabelecer um novo apresentador aos domingos e melhorou faturamento. O Caldeirão vai ganhar novos quadros e mais dinâmicas para deixar o sábado com mais ritmo e variedade. Os três estão garantidos no ano que vem.
A Globo quer para o horário da noite mais realities e variedades para ser apresentada em temporadas e intercalar com dramaturgia na faixa após a novela das 21h.