Em mais um capítulo da novela “Globo X Prefeitura do Rio”, travada desde que Marcelo Crivella assumiu o cargo, a emissora foi acusada pela prefeitura de forjar uma reportagem, tudo por conta de um caderno exibido no início de um link ao vivo.
Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, a matéria relembra o dia 06 de setembro, onde o quadro ‘RJ Móvel’ do RJTV1 foi até o local da Escola Municipal Heitor Beltrão e mostrou a indignação de um homem, aparentemente, pai de um estudante da escola que estaria revoltado com o descaso na reforma da escola, que para ele foi mal feita deixando várias falhas pelo caminho, como a quadra e calçada toda esburacada.
Porém, no início do link a repórter Susana Naspolini aparece segurando um caderno com palavras escritas de maneira errada e ela faz a leitura: “Já que o assunto é escola, vamos pensar todo mundo junto aqui, o aluno faz essa redação aqui e entrega para a professora, tão vendo aqui: Casa com “z” feliz com “s” essa letra aqui” diz a repórter, que logo em seguida parece fazer uma comparação: de quem fez a redação ter a intenção de escrever, mas não conseguiu cumprir com o objetivo por conter erros, e que o mesmo teria feito a prefeitura com as obras da escola, por fazer a reforma e deixar falhas.
Leia também: Bienal: Globo dedica 15 minutos e Record se distancia de Crivella pela primeira vez
No entanto, a repórter que é bem conhecida no Rio, não revela se o caderno é de algum aluno da escola e ainda mostra a redação completa, com o título: “Caza felis”, o texto dizia: Minha caza é Felis! Tenho os pais e a mae que me amam muito. Adoro meus amigos e amo minha excola. Minha excola preciza de quadra! De Calssada Cade as melhorias?”.
Pegando gancho nisso, a prefeitura produziu um outro material acusando a reportagem da Globo de forjar o caderno. Segundo depoimento das mães dos alunos da escola, foi a repórter quem fez o texto enquanto produzia sua pauta. “Eu perguntei porque ela estava fazendo aquilo e a Suzana chacoalhou o ombro pra mim e disse: eu não posso agradar a todo mundo”, disse Vivian de Jesus, mãe de um aluno.
O vídeo da prefeitura também mostra as obras que foram feitas pela prefeitura na escola, porém não responde as questões do homem que teria convidado o RJTV1 para questionar sobre as calçadas e e quadra mal feitas.
Assista ao vídeo:
Globo responde
Ao site Notícias da TV, a emissora emitiu a seguinte nota:
“O RJ Móvel, comandado pela Susana Naspolini, é um quadro de prestação de serviço que mostra o que acontece na região metropolitana do Rio de Janeiro. A matéria em questão discorre sobre os problemas das obras feitas na escola. Em nenhum momento, a reportagem fala sobre o nível de ensino das crianças ou o desempenho de alunos e funcionários. A edição feita pela prefeitura faz parecer que se tratou de um matéria sobre educação, quando na verdade o tema era a obra mal-feita.”
“A Globo lamenta a atitude da prefeitura. Susana Naspolini é uma repórter admirada pelo belo jornalismo comunitário que faz. Nem ela nem a Globo jamais faria uma reportagem sobre educação expondo crianças. Nunca fizemos, nunca faremos.”
Assista a reportagem da Globo na íntegra aqui.
O assunto deverá ser pauta novamente no RJTV1 desta quinta-feira (12).