Depois de muita especulação, a Globo divulgou oficialmente a sua nova marca, desenhada e pensada para todo Grupo Globo. Em um vídeo apresentado na tarde desta segunda-feira (04), a empresa promete ser ‘mais leve e também mais próxima’ do seu público, e mostra como a nova identidade visual chegará aos outros braços da empresa como canal Viva, o streaming Globoplay e até o seu portal Globo.com.
A criação da nova marca é mais uma etapa do projeto entitulado de ‘Uma Só Globo‘, que entrou em ação desde o ano passado. O objetivo principal é fundir em uma só empresa todos os braços do grupo. Uma ideia que também já gerou inúmeras demissões em diversos setores. Segundo o Notícias da TV, pelo menos 2.500 funcionários devem ser desligados.
Narrado pela atriz Taís Araújo, o vídeo começa definindo a nova marca: “Uma Globo diferente. Uma marca diferente. Essa nova marca representa uma empresa que cresceu, que traduz essa nova Globo: mais leve e mais próxima.”
Essa nova identidade visual estará presente em fachadas da empresa, crachás, assinatura de e-mails, materiais publicitários, TV e em todas as plataformas digitais.
Bordas cada vez mais arredondas
Seguindo a tendência do mercado, a emissora vai apostar em cantos arredondados: “Uma Globo que não para de se movimentar, como um círculo em movimento que desenha todo nosso universo visual; por isso, os cantos são sempre arredondados. Isso que deu forma a nossa família tipográfica, o que nos permite criar uma série de desdobramentos”, diz a atriz.
Tipologia
Para esse novo momento, a emissora pensou em explicar tudo ao grande público. E até justificou algo que já vinha adotando em algumas marcas: a tipologia em letra minúsculas. “Representa uma Globo mais leve e contemporânea“, diz o canal. Apesar de afirmar que tudo isso é “fruto de um trabalho de pesquisa e escuta com brasileiros”, tal ação vem sendo adotado por outras empresas, inclusive pelo Portal Alta Definição, que adotou sua marca em letras minúsculas há mais de dois anos.
As novas cores
Uma das marcas do logo da Globo são suas cores vivas, e na sua nova identidade visual prometeu 8 cores de origem, que segundo a empresa foram buscadas na natureza, no mundo real.
“A partir das formas que constituem o símbolo da Globo geramos unidades de tamanho para construção do nosso nosso grid institucional. Também podemos juntá-los ou dividi-los para criarmos novas medidas. Com elas desenhamos nossos logos, assinaturas e taglines”, ensina Taís.
Assista ao vídeo:
Leia também: Globo divulga chamada da cobertura dos Jogos Olímpicos do Japão