Uma nova polêmica envolvendo o público cristão e a TV Globo está rendendo comentários nos bastidores de ‘Renascer’. É que o ‘diabinho’ do remake da obra original de Benedito Ruy Barbosa foi censurado nas primeiras cenas.
A sequência em que José Inocêncio (Marcos Palmeira) mostra a garrafa onde deveria estar o diabinho foram alteradas. Segundo o próprio jornal O Globo, a equipe de efeitos especiais da Globo não deixou as imagens do “cramulhão” evidentes. Mas isso tem um motivo.
A decisão veio da direção da TV Globo que, mais uma vez, interfere na condução de uma novela por medo de afastar uma parte dos telespectadores cristãos, em especial os evangélicos.
No entanto, segundo comenta-se nos bastidores, uma ala ainda insiste que a figura deve aparecer na trama das nove. Em uma das cenas na primeira fase da trama, o diabinho deveria ter aparecido em 3D, mas a cena acabou cortada. Na sequência, a figura apareceria no altar ao lado de Nossa Senhora e o público veria o “cramulhão” como se estivesse dançando.
Vale lembrar que, na primeira versão da novela, a Globo exibiu o diabinho com clareza em todas as cenas do folhetim (como na imagem em destaque).