Em setembro deste ano, o Jornal Nacional vai completar 50 anos, uma marca histórica que também pode servir para projetar novos apresentadores e automaticamente promover as afiliadas, algumas em grave crise de audiência.
A Globo vai promover um rodízio de apresentadores de todos dos estados do Brasil, mais o Distrito Federal, na bancada que geralmente é ocupada pelos titulares William Bonner e Renata Vasconcelos. Essa novidade acontecerá aos sábados por um período de três meses, um homem e uma mulher de dois diferentes estados.
A lista já está sendo escolhida, porém nenhum nome foi divulgado ainda. Mesmo com a novidade sendo confirmada esta semana, os apresentadores dessas afiliadas estiveram numa visita ao estúdio do Jornal Nacional em Abril desse ano.
Leia também: Rafael Cardoso é escalado para novela das sete ‘Salve-se quem puder’
Com a baixa audiência instalada em várias afiliadas, com gravidade maior em Goias, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Belém, esta oportunidade seria única, além de uma forma de render maior visibilidade para os âncoras dos telejornais locais. No entanto, para o Notícias da TV, a Globo confirmou apenas o rodízio em comemoração aos 50 anos, sem maiores detalhes.
50 anos do JN
Como o primeiro telejornal transmitido simultaneamente para todo o país, o Jornal Nacional é exibido desde 1 de Setembro de 1969. Até hoje é o jornalístico mais assistido do país.
Ao longo desses anos suas várias reformulações, mexeram não apenas com a emissora, mas também com suas concorrentes que sempre se inspiraram no produto, como por exemplo, o Jornal da Record, Jornal da Band e o SBT Brasil.