A transmissão do Carnaval 2023 vai trazer evoluções da tecnologia na Globo. Após quase três anos de pandemia, a cobertura do evento terá novidades nos desfiles do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil. Assim sendo, uma das principais é a transmissão em 5G. Através da tecnologia, haverá uma alta capacidade de dados e a transmissão de imagens em alta definição em tempo real, utilizando os mochilinks. Aliás, a rede montada para o evento conta ainda com a tecnologia avançada do network slicing. Isso permite uma alocação elástica e dinâmica dos recursos físicos da rede. De acordo com a Globo, a medida garante robustez e qualidade nas transmissões ao vivo.
Além disso, a emissora vai disponibilizar para os usuários uma experiência de áudio imersivo, com a transmissão dos desfiles em Dolby Atmos. Outra novidade deste ano é que a cobertura do Carnaval no Recife será 100% remota, com parte da produção realizada na nuvem, através do processo chamado Live Production Multisite. Essa técnica permitirá que os profissionais envolvidos na produção possam estar fisicamente em diferentes localidades, mas que a operação se centralize na Globo Recife, através das captações de imagens das ruas.
Juntamente com essas, outra novidade tecnológica é a mixagem de som do bloco Pipoca da Veveta, de Ivete Sangalo, que será realizada remotamente pela primeira vez. A mesa de som fica no trio elétrico, em Salvador, enquanto a equipe que irá operá-la estará em São Paulo. Segundo a Globo, a medida permite uma melhora na qualidade da mixagem. Isso porque o sonoplasta estará em um ambiente mais controlado e sem barulhos externos.