Nem Ivete Sangalo nem Anitta. A quarta edição da “The Most Influential Celebrities”, realizada pela Ipsos (empresa líder em pesquisa de mercado) revelou que a modelo Gisele Bundchen foi eleita a brasileira mais influente de 2022 para maioria dos entrevistados. Dominada por mulheres, a lista ainda conta com nomes como a cantora Iza e Nathalia Arcuri, do canal “Me Poupe!”. O primeiro homem do ranking é o ator Rodrigo Hilbert, que aparece na nona posição.
Para determinar a influência, a pesquisa avalia o quanto cada uma das figuras públicas impulsionam o público na decisão de compra ou no estímulo à experimentação de um novo produto. Além disso, outros 40 atributos são utilizados para mensura a relevância de cada celebridade, dentre eles Reconhecimento, Empatia e Diversidade.
No quesito Reconhecimento, a pesquisa revela que Anitta é a celebridade mais lembrada pelo público este ano, repetindo o título do ano passado. Logo após a funkeira aparecem Xuxa, Juliana Paes, Grazi Massafera, Claudia Raia e Sabrina Sato. No ranking entre os homens, lidera o ranking o ator Lázaro Ramos, seguido por Neymar, Silvio Santos, Luciano Huck, Cauã Reymond e Marcos Mion.
Dentre outros pontos da pesquisa, o ranking de Empatia traz nomes como o ex-BBB Danrley Ferreira, seguido da youtuber Jout Jout e os cantores Emicida e Djonga. Na categoria “Diversidade” a primeira posição é da cantora Liniker e Linn da Quebrada, seguidas por Pabllo Vittar e Gloria Groove.
A empresa Ipsos Brasil avaliou 200 nomes populares do Brasil e realizou 2.000 entrevistas online entre os dias 02 de maio e 10 de maio deste ano, com erro amostral de 2 pontos percentuais.