O Fantástico (TV Globo) deste domingo (22) traz mais um capítulo da sequência de polêmicas envolvendo o brasileiro George Santos, eleito deputado federal nos Estados Unidos, pelo Partido Republicano. Após ser acusado de enganar pessoas e “enfeitar o currículo” profissional, ele agora é apontado como Anthony, ou pelo seu nome de drag queen, Kitara Ravache.
Quem o acusa é Eula Rochard, uma drag queen brasileira que era amiga de Santos quando ele viveu no Brasil. Em depoimento ao Fantástico, ela confirmou a informação que deu em primeira mão a Marisa Kabas, uma jornalista da emissora americana MSNBC.
Eu nem conhecia ele por George Santos né? Conhecia ele por Anthony e chamava de Kitara Ravache!
Eula, drag queen e ex-amiga de George.
Rochard afirma que conheceu agora deputado americano quando ele tinha cerca de 16 anos, e que se tornaram amigos porque eram gays e gostavam de se montar como drag queen. Após algumas reportagens serem exibidas na TV, sobre acusações de que Santos estaria mentindo, Eula teve certeza de que se tratava da mesma pessoa.
“Ele costumava ficar na minha casa enquanto sua mãe jogava bingo”, disse ela em entrevista. Essa mesma informação bate com outra recente acusação contra George (Leia abaixo).
Alguns amigos de Eula não acreditaram que o deputado republicano e Anthony eram a mesma pessoa. Assim, ela compartilhou uma foto e vídeo antigos dela e de Santos no seu Instagram. Segundo Rochard, George passou um tempo desaparecido:
Ele voltou para o Brasil com muito dinheiro e, foi mais ou menos na mesma época que a foto foi tirada, em 2008 na Parada do Orgulho LGBT da Praia de Icaraí, em Niterói.
Quem é George Santos?
George Santos atraiu a atenção do jornalismo nacional e internacional, depois que o jornal The New York Times revelou mentiras sobre o seu currículo profissional. Nascido nos EUA em 1988, o filho de imigrantes brasileiros afirmou por várias vezes que é contra a entrada de imigrantes no país. O deputado conseguiu se candidatar pela primeira vez em 2020, mas não foi eleito.
Contudo, no ano passado, com o apoio do ex-presidente, Donald Trump, ele derrotou o democrata Robert Zimmerman, e tomou posse como deputado federal.
Para o Fantástico, Eula disse estranhar o fato de o ex-amigo estar na política de direita, já que nunca foi próximo a pautas conservadoras e seu ciclo de amigos eram da esquerda.
A drag revelou estar surpresa por ele estar na política de direita, já que nunca demonstrou interesse pelas pautas conservadores e o ciclo de amigos que tinha eram de esquerda. “Ele era um sonhador e descobriu como ser famoso tornando-se político. Os republicanos merecem alguém como ele”, disse.
Santos é da extrema direita e está alinhado com figuras homofóbicas e transfóbicas do partido que atacam o trabalho de drag com veemência.
Mais mentiras
No último dia 08 de janeiro, o Fantástico também ouviu a história da dona de casa Adriana Damasceno. Ela conta que conheceu George em um bingo de Niterói, que ele e sua mãe frequentavam, e que ficaram amigos. George então teria tido acesso aos bens dela.
Em 2011, foram juntos para os Estados Unidos, quando segundo Adriana, Santos usou o nome dela para realizar compras e saques com todo dinheiro que ela tinha no banco. Ele ainda teria empenhado joias.
Ele [George] tirou a minha vida, a vida da minha filha… Porque hoje eu moro numa favela, hoje eu vivo de auxílio Brasil, hoje eu não tenho mais a minha casa,
disse Adriana Damasceno aos prantos.
Leia também: Confira a programação da TV Globo neste domingo, 22/01/2023