Depois de 36 anos, Galvão Bueno não transmitirá o jogo de abertura de uma Copa do Mundo na TV Globo. Ainda se recuperando da covid-19, o narrador recebeu alta do hospital nesta quarta-feira (16), porém teve a viagem para o Catar, país-sede do Mundial, adiada. A informação foi divulgada pelo Notícias da TV e confirmada pelo Portal Alta Definição, em contato feito com a emissora.
Com isso, caberá a Luís Roberto transmitir o jogo entre Catar e Equador, do próximo domingo (20), às 13h00, que marca o início do torneio de Seleções. Ele estará ao lado dos comentaristas Caio Ribeiro e Roger Flores. Já Galvão, estreará na Copa apenas na primeira partida do Brasil, contra a Sérvia, marcada para a quinta-feira (24) da semana que vem.
Será a primeira vez em 36 anos, depois de 8 Copas do Mundo, que Bueno não transmitirá o jogo de abertura de um Mundial. Pela TV Globo, ele é titular das transmissões desde 1986, narrando inclusive partidas consideradas de baixo apelo, como Rússia e Arábia Saudita, em 2018.
Com uma equipe mais enxuta no Catar, tendo apenas 2 narradores, apenas 1 jogo por dia terá cobertura in loco, com a equipe de transmissão no estádio. Todas as demais partidas serão transmitidas dos estúdios da emissora no Rio de Janeiro, com os narradores Cléber Machado, Gustavo Villani e Renata Silveira.
A Copa do Mundo 2022 também marcará a despedida de Galvão como narrador da TV Globo. Ele até seguirá atuando na emissora, mas em outras funções, mais ligadas a área comercial. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, o posto de titular das transmissões esportivas do canal passará a ser de Luís Roberto, o único narrador que está no Catar, fora Bueno.
Confira abaixo a publicação de Galvão anunciando a alta do hospital:
Leia também: Tiago Leifert retorna ao Globo Esporte e surpreende o público na web: “Nostálgico”