Gal Costa, uma das principais cantoras da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (09), aos 77 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, que ainda não informou o motivo do óbito. Ela estava afastada dos shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
No último final de semana, Gal participaria do Festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo, mas teve sua participação cancelada de última hora. Apesar do afastamento temporário, ela tinha shows da turnê “As várias pontas de uma estrela”, agendados para o final deste ano e o início do ano que vem.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, seu nome de batismo, nasceu em Salvador, no dia 26 de setembro de 1945. Ela surgiu no cenário nacional durante a década de 1960, em meio ao regime militar, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Juntos, eles formariam em 1976 o grupo Doces Bárbaros. Foi musa do movimento conhecido como Tropicália, participando de diversos festivais de música e se tornando uma das principais vozes do país.
Entre as suas músicas mais conhecidas estão “Eu Vim da Bahia”, “Um Dia de Domingo”, “Baby”, “Chuva de Prata”, “Festa do Interior” e “Vapor Barato”. Hits de Gal também se tornariam trilhas de novelas, como “Modinha para Gabriela”, tema de Gabriela (1975), e “Brasil”, abertura de Vale Tudo (1988), ambas da TV Globo.
Leia também: Lula e Janja lamentam a morte de Gal Costa: “Marcou a vida dos brasileiros”