A novela Fuzuê caminha para seu final e, como o próprio Gustavo Reiz revelou em entrevista no Canal do Vannucci no Youtube, com muitas surpresas ao público. O autor garante que os finais dos principais núcleos e personagens justificarão tudo o que o público assistiu nos últimos meses e que ninguém terá um encerramento menor do que merece.
Ao entrar em sua última semana, Fuzuê registrou crescimento de audiência em relação à segunda-feira anterior (19/02). Ontem (26/02), em São Paulo a novela marcou 22,6 pontos, o equivalente a 36,3% de share. Na segunda da semana passada teve 21,4 de média e 34,7% de share. No Rio de Janeiro ficou estável, com 26,2 de média e 41,4% da audiência do horário.
Autor administrou pressões de todos os lados
Fuzuê chega ao final como um grande exemplo do que é uma obra aberta, com direito a pressão da crítica, oscilações de audiência e repercussão do telespectador. Na entrevista que ele concedeu ao Canal do Vannucci, Gustavo Reiz ressaltou que um autor de novelas não pode se apegar a histórias e resistir às mudanças. Nos últimos meses, ele antecipou viradas, encolheu tramas e valorizou muito antes tramas previstas para a reta final. E, assim, administrou até mesmo o peso de sua estreia na Globo.
Pouca idade e uma paixão por novelas
Gustavo Reiz é um jovem autor. Tem 42 anos de idade, já escreveu no SBT, Record e agora na Globo. Tem textos no teatro e roteiro no cinema. Apesar da pouca idade, tem casco suficiente para aguentar as pancadas de uma novela. Mas, sua principal virtude não está ligada à idade ou ao currículo.
Gustavo Reiz é um autor que valoriza a novela brasileira, que gosta de escrever com todos os elementos do folhetim e que sabe a importância cultural de nosso principal produto audiovisual. Mas, apesar do aumento na produção de séries no Brasil, elas estão muito longe de conquistar a mesma audiência de uma novela.
Fuzuê teve sim seus problemas de audiência, mas Gustavo Reiz soube contornar isso e reconquistar seu público. Ter 40% de share no Rio de Janeiro não é um sinal ruim, muito pelo contrário. Em São Paulo poderia ser melhor, mas chegar aos 36% do público de seu horário mostra que os concorrentes precisam engordar muito seus produtos nessa faixa.
Gustavo Reiz deu algumas pistas sobre os finais de Miguel, Luna e Preciosa. Vale a pena assistir!
Canal do Vannucci
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.