O funeral do Papa Francisco será realizado no sábado (26), na Basílica de São Pedro, em Roma, a partir das 10h (05h no horário de Brasília). A informação foi confirmada pelo Vaticano na manhã de terça-feira (22), após a primeira Congregação Geral dos cardeais. A cerimônia será presidida pelo decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, e contará com a presença de fiéis e autoridades do mundo inteiro.
Antes da cerimônia de despedida, o caixão com o corpo do pontífice ficará exposto ao público na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira (23), permitindo que os devotos prestem suas últimas homenagens.
Após a missa de sábado, o corpo será levado para sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore. Este foi um desejo pessoal do Papa, que optou por um local diferente do tradicional túmulo na Basílica de São Pedro, onde a maioria dos papas é enterrada.
O papa argentino Jorge Mario Bergoglio faleceu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC seguido de insuficiência cardíaca. Ele morreu na Casa Santa Marta, residência oficial dos pontífices dentro do Vaticano, onde se recuperava de uma pneumonia bilateral.
O velório e o funeral seguirão os rituais estabelecidos na “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, documento litúrgico aprovado pelo próprio Francisco em novembro de 2024.