A presença de ex-líderes do tráfico do Rio de Janeiro em uma festa de uma série da Globo repercutiu bastante nas redes sociais ao longo deste mês. O evento comemorava o encerramento das gravações da série Veronika (Globoplay).
Entre os presentes, estavam Celso Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém, ex-chefe da facção Amigos dos Amigos; Alexander Mendes, o Polegar, ex-chefe do tráfico na Mangueira; e Nei da Conceição, o Facão, e Amabilio Gomes, o MB, ex-chefes do tráfico no Complexo da Maré.
Fotos dos ex-chefões do tráfico ao lado da atriz Roberta Rodrigues, que interpreta a protagonista da produção da Globo, e do diretor Silvio Guindane foram parar na internet.
À Folha de S. Paulo, José Junior, presidente da AfroReggae Audiovisual e showrunner do seriado, confirmou a presença dos ex-detentos. Nesse sentido, José explicou que se trata de uma ação de inclusão. O ativista apontou que a medida visa reinserir na sociedade pessoas que já cumpriram suas penas no sistema prisional.
Aliás, muitos dos ex-traficantes e ex-milicianos com quem trabalham viram fontes para a construção de roteiros. Dessa forma, para o autor de Veronika, o objetivo é a busca de verossimilhança em obras como a série do Globoplay.
Segundo Junior, trata-se de um trabalho gigantesco do Instituto Cultural Pena Máxima e da ONG AfroReggae. Não só pela ressocialização e empregabilidade, como em projetos sociais que atuam na base, tirando muitos jovens da criminalidade lá no início.
Veronika é uma das apostas do Globoplay
Veronika tem estreia prevista para 2024. Na série, a personagem que dá nome à trama é uma advogada criminalista e moradora de favela. Nesse sentido, ela acaba se envolvendo com o crime organizado.
Aliás, além de Veronika, no Globoplay, José Junior também é responsável por Arcanjo Renegado. No começo do ano, a produção, que já lançou duas levas de episódios, ganhou o sinal verde até a 5ª temporada.