Sem um acordo com a Globo para a renovação dos direitos de transmissão, a Fórmula 1 pode ser transmitida pela TV Cultura a partir de 2021. A emissora pública paulista está com conversas promissoras com a Rio Motorsports para a compra da principal categoria de automobilismo do mundo.
Segundo informações da colunista Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo), além da TV Cultura, o SBT também demonstrou interesse na competição, porém as conversas não avançaram. Um possível acordo, no entanto, não impede que a F1 seja negociada com um canal de TV por assinatura ou de streaming.
A Globo exibe a Fórmula 1 initerruptamente desde 1980, tendo Galvão Bueno como o principal nome nas transmissões. Em agosto deste ano, a emissora confirmou a não renovação dos direitos de transmissão após não conseguir chegar a um acordo financeiro com a detentora.
A perda da F1 é mais um baque que o departamento esportivo da emissora sofreu em 2020. Além da Libertadores, agora no SBT, a Globo está sem contrato para transmitir as partidas do Brasil, fora de casa, pela Eliminiatórias e ainda negocia o contrato, suspenso na justiça, para a exibição da Copa do Mundo de 2022.
Leia também: Alex Escobar cobre férias de Lucas Gutierrez na Globo