A novela Flor do Caribe, que reestreia nesta segunda-feira (31), chamou atenção do público para o estado do Rio Grande do Norte. Mas nem tudo foi tão positivo quanto parece, alguns moradores da região consideram um equívoco a forma como a trama foi gravada e levada ao ar.
Recentemente, um morador de Baía Formosa – RN, que não terá sua identidade revelada, falou com o Portal Alta Definição sobre a reprise da novela: “Aquela novela foi um erro”, iniciou o morador, que trabalha com o turismo no local. Ele garantiu que a maioria da população não gostou da forma como as cidades foram retratadas na trama: “Primeiro criaram uma cidade fictícia [Vila dos ventos] que reunia vários cartões postais do RN, depois fizeram uma verdadeira salada de frutas com os locais, isso confundiu muito a cabeça das pessoas que chegavam aqui”.
O morador também comentou que, na época em que ‘Flor do Caribe’ foi gravada, em 2013, a direção da trama teria deixado expectativas positivas nos moradores da região. “Esperávamos que nosso RN fosse melhor retratado, com as características de cada local. Baía Formosa não é igual a Ponta do Mel, como eles mostram na novela, como sendo uma coisa só”.
“Nossa… muito ruim, você assistir sua cidade sendo mostrada de uma forma tão diferente. Quase 50% das cenas mostradas na novela não se parecem com nossa região”.
Quando questionado quanto ao aumento do turismo durante a exibição da novela, ele afirmou que isso só foi possível graças a imprensa e até programas e jornais da Globo que divulgaram os locais de gravação: “Se fosse depender da novela, não teríamos os mesmos resultados”.
A escolha da Globo
Escrita por Wather Negrão e com direção de núcleo de Jayme Monjardim, ‘Flor do Caribe’ teve sua primeira exibição na TV em 2013. Mesmo sendo gravada em lugares como Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Ponta do Mel e Dunas do Rosado, a emissora sempre deixou claro que tudo serviria de cenário para apenas uma cidade, a fictícia Vila dos Ventos.
Na época, a Globo destinou uma grande estrutura física para que os atores pudessem gravar no Rio Grande do Norte. Foram oito cidades e aproximadamente 2.000km rodados. Para cumprir o cronograma, seis caminhões partiram do Rio de Janeiro com maquinário, figurino, arte, além de um furgão de grua e uma van com equipamentos.
Ainda assim, segundo a emissora, parte dos elementos de cena e do figurino foi adquirida pela equipe no próprio local. O figurino de Ester (Grazi Massafera), por exemplo, foi sendo composto ao longo da viagem com as famosas e tradicionais rendas da cidade de Caicó. Já os adereços cenográficos se misturaram, mesclando objetos garimpados no local com os que vieram do Rio de Janeiro.
Flor do Caribe é estrelada por Henri Castelli, Grazi Massafera e Igor Rickli.