Na noite desta segunda-feira (24), a Record TV usou a sĂ©rie Reis para falar de um assunto importante: a violĂȘncia contra a mulher. Pela primeira vez na TV aberta, uma sĂ©rie de Ă©poca e bĂblica chama atenção para esse tema e vale o registro na Coluna do Toninho.
Logo no inĂcio, a superprodução bĂblica alertou o pĂșblico com um aviso de conteĂșdo: âAtenção! O EpisĂłdio a seguir apresenta cenas fortes e aborda conteĂșdos sensĂveisâ.
O conteĂșdo em questĂŁo foi o plano sujo de Amnon, personagem de Luckas Moura, que tomado pelo desejo de possuir sua prĂłpria irmĂŁ, por parte de pai, abusa de Tamar (Esther de Oliveira). Para satisfazer seu objetivo, o filho do Rei Davi (PetrĂŽnio Gontijo) fingiu estar doente e pediu para que a irmĂŁ cuidar dele.
IngĂȘnua e achando que Amnon sĂł tem amor de irmĂŁo, Tamar aceita o convite e vai atĂ© o quarto dele lhe servir um bolo. Ao chegar no local, a mocinha acaba sendo abusada pelo vilĂŁo, numa histĂłria que ocorre entre 1006 e 966 a. C.
Mesmo assim, a Record entrou na campanha do MinistĂ©rio PĂșblico e atravĂ©s de uma mensagem silenciosa anunciou o Ligue 180: âSe vocĂȘ vocĂȘ estĂĄ passando por uma situação de violĂȘncia ou conhece uma mulher que necessita de ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento Ă Mulherâ.
A ligação é gratuita e oferece apoio, informaçÔes e acolhimento 24 horas por todo dia, todos os dias da semana e em todo território nacional.

TV Globo também faz alerta
Importante registrar que a ação nĂŁo Ă© obrigatĂłria. AlĂ©m da Record, recentemente a TV Globo tambĂ©m tem entrou na campanha com a novela Terra e PaixĂŁo. Na trama de Lucinda (DĂ©bora Falabella) e Andrade (Ăngelo AntĂŽnio) a mocinha vive um drama familiar: a violĂȘncia domĂ©stica.
Lucinda Ă© bem-sucedida, o que deixa o marido agressor cada dia mais furioso. A cada capĂtulo que o assunto Ă© abordado, a emissora tambĂ©m exibe o alerta para o disque 180.
Ă a TV e a dramaturgia sendo usada para o bem.
Atenção
*As informaçÔes e opiniÔes contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.