O filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” não terá exibição nos Emirados Árabes Unidos. A notícia causou espanto e foi informada pela Vox Cinemas nessa quinta-feira (15). O motivo não teve confirmação oficial, porém existe um debate em torno de temas transgêneros no longa-metragem, gerando polêmica na região.
A obra teve lançamento no último dia 02 de junho nos Estados Unidos e tinha estreia prevista para o dia 22 de junho na península Arábica. Com a decisão, países como Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Omã e Bahrein não poderão acompanhar o filme nas salas de cinema.
O longa-metragem gerou polêmica após sugerir que a personagem Gwen Stacy é uma mulher transexual. Em uma das cenas, no quarto da personagem, é possível ver um banner com as cores da bandeira trans. Além disso, a frase “Proteja crianças trans” está em destaque.
O Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos informou na última segunda-feira (12), através de uma publicação no Twitter, que “não permitirá a circulação ou publicação de conteúdo contrário aos valores e princípios dos Emirados Árabes Unidos e aos padrões de conteúdo de mídia em vigor no país”.
No Oriente Médio, o conservadorismo quanto as normas sexuais impera. Qualquer desvio do considerado “tradicional” é amplamente recriminado, sendo até violação criminal em alguns países.
Leia também: TV Globo anuncia filme inédito com Dira Paes na Tela Quente