O filme brasileiro Ainda Estou Aqui acabou sendo indicado oficialmente ao Oscar 2025. O longa está concorrendo em três categorias: “Melhor Filme”, “Melhor Atriz” e “Melhor Filme Internacional”.
A obra possui direção de Walter Salles e tem Fernanda Torres como protagonista. O filme conta a história Eunice e Rubens Paiva no ano de 1971, durante a Ditadura Militar.
Os anúncios dos indicados ocorreram nesta quinta-feira (23), em Los Angeles. Já a Cerimônia do Oscar 2025 ocorre no dia 02 de março, o domingo de Carnaval.
A última vez que o Brasil havia sido indicado ao Oscar, na categoria “Melhor Filme Internacional”, ocorreu em 1999, com o clássico Central do Brasil. Além disso, é a primeira vez que o país disputa na categoria “Melhor Filme”, a principal do cinema mundial.
Concorre contra quem?
Na categoria “Melhor Filme”, o longa ‘Ainda Estou Aqui’ concorre contra ‘Anora’, ‘O brutalista’, ‘Um completo desconhecido’, ‘Conclave’, ‘Duna: Parte 2’, ‘Emilia Pérez’, ‘Nickel boys’, ‘A substância’ e ‘Wicked’.
Em “Melhor Filme Internacional”, a concorrência será contra ‘Emilia Perez’, ‘A Garota da Agulha’, ‘A Semente do Fruto Sagrado’ e ‘Flow’.
Já no prêmio de “Melhor Atriz”, Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) disputa conta Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A substância)