No telejornal A Crítica Notícia desta quinta-feira (13), a TV A Crítica fez um pronunciamento sobre a polêmica envolvendo a transmissão do Festival Folclórico de Parintins 2024. Em um editorial lido pelo apresentador, a emissora esclareceu os acontecimentos desde o início das tratativas até a decisão final.
“A Crítica, de forma transparente com a sociedade amazonense e brasileira, e com todo seu amor por Caprichoso e Garantido, vem a público esclarecer os fatos relacionados à transmissão do Festival Folclórico de Parintins desde o início de maio“, iniciou o editorial. A TV A Crítica expressou surpresa com o anúncio inicial da Globo sobre a transmissão do evento, sem negociações abertas naquele momento, e iniciou conversas para ampliar a divulgação do festival, tão significativo para a cultura amazonense.
Durante as tratativas, a TV A Crítica destacou sua abordagem, abrindo mão de ganhos financeiros extras e oferecendo gratuitamente toda a produção para gerar o sinal, assumindo os custos de sua estrutura técnica e envolvendo mais de 120 profissionais. “Mesmo com todos os esforços, não houve acordo momentâneo entre as empresas por conta dos objetivos futuros de cada uma das partes“, explicou o editorial.
A emissora também valorizou a conduta profissional da Globo durante as negociações, contrastando com o ambiente local onde, segundo a TV A Crítica, houve atitudes iniciais marcadas por expressões autoritárias. “Valorizamos o respeito e a maneira digna com que as tratativas foram conduzidas, o que infelizmente não aconteceu em âmbito local“, acrescentou o pronunciamento.
Ao finalizar o editorial, a TV A Crítica agradeceu à Globo pelas negociações e anunciou planos de abrir conversas com outras empresas do mercado televisivo para ampliar o alcance do Festival de Parintins. “A Crítica seguirá de mãos dadas com o Festival Folclórico de Parintins e convida você a acompanhar conosco todas as emoções na íntegra da maior festa folclórica do mundo“, concluiu o editorial, reforçando seu compromisso com a divulgação gratuita do evento em suas plataformas.