Uma das novelas mais conhecidas no Brasil, o fenômeno mexicano Maria do Bairro estreia nesta quarta-feira (16), no canal Viva. Gravada em 1995, a trama completa, ao lado de Maria Mercedes (1992) e Marimar (1994), a chamada “Trilogia das Marias”, uma série de adaptações das histórias de Inés Rodena, com a cantora e atriz Thalía como protagonista, interpretando as personagens Marias.
Exibida no SBT por sete vezes, a novela irá substituir a também mexicana A Usurpadora, na faixa das 20h30. Com direção de Beatriz Sheridan, a trama é marcada por casos de solidariedade, frustração e amor. No enredo, Maria Hernández Lorráz (Thalía) é uma jovem que trabalha como catadora de material reciclável. Quando sua madrinha Cacilda (Aurora Molina) falece, a menina é acolhida pelo generoso empresário Fernando de la Vega (Ricardo Blume), patriarca de uma das famílias mais poderosas do México. Na mansão, Maria se apaixona por Luís Fernando (Fernando Colunga), primogênito de Fernando e Vitória (Irán Eory).
As filmagens de Maria do Bairro foram realizadas no estúdio, enquanto as externas eram gravadas no bairro nobre Lomas de Chapultepec, onde ficava localizada a mansão dos De La Vega. As cenas do lixão foram rodadas no maior aterro sanitário da Cidade do México, onde viviam diversas famílias em condição de extrema pobreza e que exerciam o mesmo trabalho que a personagem principal. A partir disso, a equipe e os atores se mobilizaram para reunir mantimentos, brinquedos e artigos de higiene pessoal para doar aos catadores que viviam nesses arredores.
Maria do Bairro será exibida de segunda a sexta, a partir das 20h30. Também é possível acompanhá-la nas maratonas aos sábados, a partir das 8h45.
Leia também: Após 13 anos, Globo não renova contrato com Jayme Matarazzo