Na manhã desta segunda-feira (29), Felipe Andreoli aproveitou sua participação no quadro esportivo do Mais Você (TV Globo) para criticar a postura do técnico Abel Ferreira. Ontem, após o empate do Palmeiras por 1a1 com o Atlético-MG, o treinador foi flagrado tomando o celular das mãos de Pedro Spinelli. O jornalista da Globo Minas filmava uma discussão do diretor de futebol do Verdão, Anderson Barros, com o quarto árbitro Ronei Cândido Alves.
Andreoli comentou o assunto lamentando a confusão e comportamento de Abel. “A gente sempre fala tão bem dele aqui, mas o técnico Abel Ferreira se envolveu numa confusão que não foi legal“, iniciou o jornalista.
Felipe defendeu o trabalho do colega jornalista e explicou que a área onde o episódio aconteceu foi na zona mista do Mineirão, local destinado à imprensa para entrevistas pós-jogo.
O Abel foi lá e tirou o celular do jornalista numa área que é permitida, que o jornalista poderia acessar, poderia estar gravando.
Felipe Andreoli.
Felipe Andreoli ainda enfatizou sua insatisfação e mandou um recado direto para o treinador.
Abel, aqui a gente sempre te dá muita moral, enaltece o seu trabalho, enaltece a pessoa que você é. Mas ontem o Abel passou do ponto, né? Num momento que a gente pede tanta democracia, que a gente impede tanto que cada um respeite o espaço do outro. Abel não respeitou o espaço do jornalista. Ele estava fazendo algo que era permitido, ele não estava, por exemplo, dentro do vestiário do palmeiras, escondido e gravando. Ele estava numa área de jornalistas onde se pode filmar e o Abel foi lá e à revelia retirou o celular da mão dele.
Técnico pediu desculpas
Após a confusão, Abel Ferreira chegou a pedir desculpas:
Fazer um esclarecimento, uma vez que todo mundo aqui gosta de transformar um copo d’água em uma tempestade. Passou-se aqui uma discussão, uma confusão ali no túnel, entre nosso diretor esportivo e um dos assistentes da arbitragem. E tinha ali, não sei se repórteres, a filmarem tudo. Eu peço desculpas se me excedi. São coisas do futebol, isso é muito nosso, mas infelizmente hoje todos têm câmeras. Peço desculpas se me excedi. Há coisas que a imprensa não tem que saber. Mas antes que vire uma tempestade, são coisas que se passam, então essa introdução, esclarecimento
Nota de repúdio
Também nesta segunda-feira (29), a Aceb (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) divulgou nota repudiando a atitude do técnico do Palmeiras.
A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudia a atitude de desrespeito do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, contra o repórter Pedro Spinelli, da Globo Minas, neste domingo, no estádio do Mineirão.
A gravação estava sendo feita na zona mista do Mineirão, após o jogo Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, em local destinado às entrevistas quando o treinador tomou o telefone celular das mãos do repórter.
Abel fazia uma abordagem a um dos integrantes da equipe de arbitragem, quando percebeu a filmagem do repórter. Depois o treinador ficou ainda mais irritado ao perceber que a reportagem da Itatiaia havia flagrado o seu gesto.
O treinador foi retirado do local por seguranças do Palmeiras.
A ACEB repudia qualquer ato contra a liberdade de imprensa e se solidariza ao repórter Pedro Spinelli.
Leia também: Luís Roberto repete gafe e erra nome de novela da TV Globo