Conforme boletim médico divulgado nesse domingo (20), Faustão teve um agravamento no seu estado clínico e terá que passar por um transplante de coração. Durante o Encontro (TV Globo) desta segunda-feira (21), a apresentadora Valéria Almeida explicou como funciona a fila de transplante no Brasil e os critérios que os pacientes seguem para receber o órgão.
“A fila do transplante é uma fila única para o Brasil inteiro, para todos os órgãos. Hoje, a gente tem aproximadamente 50 mil pessoas nessa fila gerenciada pelo SUS”, iniciou Valéria, durante o quadro Bem Estar.
Em seguida, a apresentadora explicou como é o andamento do processo: “O critério para que a pessoa seja atendida é: urgência, quão mais grave for mais urgência tem; e compatibilidade sanguínea. Uma coisa que também é importante é a distância. Porque depois que o órgão é retirado do corpo ele tem um tempo para ser transplantado”.
Valéria ainda ressaltou a importância de ser doador e informar a sua família esse desejo. “Agora também é muito importante a gente falar que no ano passado a gente teve o maior número de recusas: 47% das pessoas disseram não para a doação”, disse.
Então, se você gostaria de ser um doador, avise para a sua família. Porque na hora da perda, da dor, é muito difícil para que o familiar tome a decisão de doar. E a doção é o que vai fazer essa fila andar e salvar vidas”, completou.