A recuperação de Faustão, de 73 anos, se tornou destaque nos principais telejornais da noite desta quinta-feira (31). Na manhã de hoje, o apresentador apareceu em vídeo pela primeira vez, após passar por um transplante de coração.
O Jornal Nacional, da TV Globo – emissora por onde passou mais de 32 anos – exibiu o vídeo quase na íntegra e destacou a evolução do paciente. Faustão faz diálise e começou seções de fisioterapia. De acordo com o último boletim médico, a função cardíaca está normalizada e estável. Também foram retirados o dreno e alguns cateteres.
A reportagem do JN também enfatizou que Faustão soube o nome do doador do coração pela imprensa. Na última segunda-feira (28), o Balanço Geral (Record TV) mostrou um vídeo do pai do doador falando sobre o assunto.
A edição do Jornal Nacional chegou ao fim com o desejo de melhoras dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos: “Saúde, Faustão“, disse os jornalistas.
Destaque no Jornal da Record
Assim como na Globo, o Jornal da Record também destacou o mesmo assunto. O telejornal lembrou que o atleta Fábio Cordeiro, doador do coração, morava no litoral de São Paulo e morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O JR destacou que, por causa do quadro de saúde grave, Faustão se adequava aos requisitos de prioridade e tinha compatibilidade para receber o órgão naquele dia. 27% dos pacientes que precisam de um transplante de coração aguardam menos de 1 mês.
A reportagem também falou sobre as falsas notícias que circularam na internet sobre ele ter furado a fila do SUS por ser famoso.
O Jornal da Record informou que, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil fez 4.300 transplantes nos 6 primeiros meses de 2023, crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O transplante de coração ocupou o terceiro lugar na lista dos órgãos mais transplantados.
Faustão encerrou a série de publicações destacando a importância de ser doador:
Assista ao vídeo: