A recuperação de Faustão, de 73 anos, se tornou destaque nos principais telejornais da noite desta quinta-feira (31). Na manhã de hoje, o apresentador apareceu em vídeo pela primeira vez, após passar por um transplante de coração.
O Jornal Nacional, da TV Globo – emissora por onde passou mais de 32 anos – exibiu o vídeo quase na íntegra e destacou a evolução do paciente. Faustão faz diálise e começou seções de fisioterapia. De acordo com o último boletim médico, a função cardíaca está normalizada e estável. Também foram retirados o dreno e alguns cateteres.
A reportagem do JN também enfatizou que Faustão soube o nome do doador do coração pela imprensa. Na última segunda-feira (28), o Balanço Geral (Record TV) mostrou um vídeo do pai do doador falando sobre o assunto.
Especialmente, o recado de novo é para o senhor José Pereira da Silva, pai do Fábio, um atleta, surfista, jogador de futebol, 35 anos, que teve morte natural. Graças à imensa generosidade dele, do irmão Wellington, da viúva, Jacqueline, eu estou vivo. Eu vou agradecer sempre e espero um dia pessoalmente agradecer. É de uma generosidade que me emociona, me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas.
disse Faustão.
A edição do Jornal Nacional chegou ao fim com o desejo de melhoras dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos: “Saúde, Faustão“, disse os jornalistas.

Destaque no Jornal da Record
Assim como na Globo, o Jornal da Record também destacou o mesmo assunto. O telejornal lembrou que o atleta Fábio Cordeiro, doador do coração, morava no litoral de São Paulo e morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O JR destacou que, por causa do quadro de saúde grave, Faustão se adequava aos requisitos de prioridade e tinha compatibilidade para receber o órgão naquele dia. 27% dos pacientes que precisam de um transplante de coração aguardam menos de 1 mês.
A reportagem também falou sobre as falsas notícias que circularam na internet sobre ele ter furado a fila do SUS por ser famoso.
Eu sei que a internet tá cheio de m***, tem os caras falando bobagem. Se eu tivesse preocupado com isso, eu não teria nem começado a minha carreira.
Faustão
O Jornal da Record informou que, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil fez 4.300 transplantes nos 6 primeiros meses de 2023, crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O transplante de coração ocupou o terceiro lugar na lista dos órgãos mais transplantados.
Faustão encerrou a série de publicações destacando a importância de ser doador:
Agora é motivar todo mundo a fazer do país, o primeiro doador de órgãos do mundo. Tem que conscientizar, não tem que ser obrigatório, tem que ser todo mundo a falar isso. Que Deus de a vocês em dobro essa benção que recebi. Obrigado!
Assista ao vídeo: