O Fantástico (TV Globo) deste domingo (5) presta uma homenagem especial à inesquecível Glória Maria. A jornalista que mudou o jeito de fazer televisão ao longo de cinco décadas apresentou o dominical entre 1998 e 2007. Nesse sentido, o programa irá exibir reportagens que destacam os grandes momentos da carreira da jornalista, incluindo entrevistas inesquecíveis e o legado dela para a sociedade brasileira.
Uma pioneira. Mulher, pobre, preta, que rompeu barreiras e inspirou gerações de brasileiros. Com garra e talento deu autorização para que jovens como eu pudessem sonhar”
disse o texto de divulgação do programa
Inclusive, na chamada da atração, a atual apresentadora do jornalístico, Maria Júlia Coutinho, a Maju, falou sobre o impacto de Glória. “Com garra e talento, deu autorização para que pessoas como eu pudessem sonhar”, disse.
A homenagem do Fantástico a Glória Maria vai ao ar logo depois do Domingão com Huck.
O legado de Glória Maria
A jornalista foi a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, e ganhou reconhecimento como inspiração para gerações de mulheres negras. Ao longo da carreira, ela mostrou mais de 100 países em suas reportagens e entrevistou chefes de Estado e celebridades. Glória Maria cobriu importantes eventos como a Guerra das Malvinas, a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, os Jogos Olímpicos de Atlanta e a Copa do Mundo de 1998.
Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar para pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade para ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”
Glória Maria
Glória nasceu no Rio de Janeiro e era filha de um alfaiate e de uma dona de casa. Ela estudou em colégios públicos e aprendeu várias línguas, sempre se destacando nos concursos de redação. A jornalista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019. Após um tratamento bem-sucedido com imunoterapia, ocorreu uma metástase no cérebro e ela precisou passar por cirurgia, também exitosa. No entanto, em meados de 2022, ela começou uma nova fase de tratamento para combater novas metástases cerebrais, infelizmente, sem sucesso, e faleceu na manhã de quinta (2), no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Na noite daquele dia, Glória ganhou uma extensa homenagem do Jornal Nacional, com direito a 7 minutos de aplausos.