O Fantástico (TV Globo) repercutiu um assunto que dominou as redes sociais neste fim de semana: a hostilização que Gilberto Gil sofreu no Catar, durante a partida da Seleção Brasileira contra a Sérvia pela Copa do Mundo 2022. A reportagem da edição deste domingo (27), destacou o grande apoio da população e famosos, mas também expôs um dos empresários que fazia parte do grupo de bolsonaristas que hostilizaram o artista.
Enquanto o cantor e sua esposa Flora Gil se encaminhavam para a arquibancada do estádio lusail, um grupo de brasileiros bolsonaristas surgem filmando e hostilizando Gil. Eles falam sobre a Lei Rouanet, de incentivos a projetos culturais, e gritam o nome do atual presidente que perdeu as Eleições 2022. “Vamos, Bolsonaro. Bolsonaro!”, diz o grupo.
O Fantástico destacou o apoio que Gilberto e Flora Gil receberam de fãs e famosos, como Caetano Veloso e Daniela Mercury, que pediram também punição para quem cometeu o ato: “Assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”, escreveu Caetano. Já o presidente eleito Luíz Inácio Lula da Silva afirmou que: “Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos”.
Nossos agradecimentos, meu e da Flora, a todos vocês que se fizeram solidários conosco neste episódio, que na verdade é mais um dessa sequência de ódio, dessa coisa que eles… Que é o que eles gostam de fazer. Muito obrigado a todos vocês. Bom jogo para o Brasil amanhã.
Disse Gilberto Gil.
Empresário exposto
Porém, muito além da solidariedade a revista eletrônica da TV Globo, revelou um dos nomes entre os bolsonaristas que aparecem no vídeo hostilizando Gilberto Gil. Com rosto estampado, Rainer Felipe dos Santos Lemache, de 43 anos, foi apontado como um dos integrantes do grupo.
Mas, ao Fantástico ele disse que “somente falou o nome do presidente [Bolsonaro] e fez uma ironia com a posição política de Gil”. O empresário de Volta Redonda, no Rio, tem algumas empresas em seu nome, como a franquia de uma rede de pizza, uma agência de viagens e uma farmácia de manipulação.
Rainer Felipe ainda negou conhecer os outros torcedores bolsonaristas e acusou um homem, que aparece no vídeo atrás dele, de ser o autor dos xingamentos.
Gostaria de me solidarizar com o Sr. Gilberto Gil e sua família em virtude da ofensa que a ele fora proferida, uma vez que eu também não gostaria de ouvi-la…Reitero o mais absoluto respeito que tenho ao nobre artista.
diz o empresário em nota.
Leia também: Ronaldo defende Neymar e questiona críticos: “Que mundo é esse?”