No último episódio da temporada especial “Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece”, que vai ao ar neste sábado (24), Alexandre Henderson e Daniella Dias exploram locais emblemáticos da teledramaturgia brasileira gravados no Rio de Janeiro.
O programa resgata cenas marcantes da novela “A Gata Comeu” (1985), gravada em Angra dos Reis, e revela histórias de bastidores. Como o relato da atriz Christiane Torloni sobre a tempestade que pegou a equipe durante as filmagens na ilha deserta da Costa Verde.
Na Zona Sul, o bairro da Urca é palco de um encontro especial entre os apresentadores, o fã-clube da novela e as atrizes Nina de Paula e Katia Moura, que relembram momentos importantes da trama.
Já em Areal, município que reproduz o charme da Toscana italiana, o programa destaca a produção local de vinhos, acompanhada pelo sommelier Diego Singulani, e traz depoimentos do ator Tony Ramos sobre a preparação para interpretar personagens italianos.
O episódio também homenageia a personagem Griselda, da novela “Fina Estampa”, e mostra como a atuação de Lilia Cabral inspirou duas mulheres da Pavuna, na Zona Norte do Rio, a abrir um negócio de “maridas de aluguel”. Emocionadas, Roberta Hau e Thais Fagundes compartilham como a inspiração da personagem transformou suas vidas e possibilitou que suas famílias alcançassem novos sonhos.
Este último capítulo da série especial celebra não apenas as histórias das novelas, mas também a força e a cultura do Rio de Janeiro, encerrando com emoção os 60 anos da TV Globo.
O programa vai ao ar logo após a Edição Especial de História de Amor, para o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.