Como adiantou o jornalista Flávio Ricco, o instituto alemão GFK, está prestes a decretar o fim de suas operações no Brasil. O Portal Alta Definição conseguiu informações exclusivas, de que algumas emissoras afiliadas da Record TV e SBT no Norte e Nordeste, que adotaram o GFK como única fonte de audiência, já foram notificadas do fim do serviço no Brasil, inclusive estão se readaptando ao uso do Kantar Ibope.
Dificuldades
Bem visto lá fora, o instituto sofreu em sua chegada no Brasil, para a medição de audiência de TV, somente a Record TV, SBT, RedeTV! e Band pagavam pelo serviço, mas antes de inciar os trabalhos a Band optou por sair do grupo.
Já a Globo, líder de audiência, também preferiu não aderir a concorrência e ficou apenas com o Kantar Ibope.
Grandes diferenças
Enquanto muitos pensavam que o Kantar Ibope iria sofrer com a concorrência, na verdade ele cresceu, ampliou o alcance e já opera em 15 praças do Painel Nacional de Televisão (PNT).
Porém a única dúvida que ainda impera é, porque em algumas praças a diferença era tão ‘gritante’ do GFK para o Kantar Ibope, a ponto de algumas emissoras se posicionarem na vice-liderança em um instituto e no outro era terceiro lugar, geralmente o GFK sempre mostrava um índice maior.
Agora, tais emissoras que utilizavam o instituto GFK, e por conta dele, voltaram a se posicionar diante do mercado, estão preocupadas quanto aos índices que serão divulgados pelo Kantar Ibope.
Procurado, o Instituto GFK afirma que não vai se pronunciar sobre o caso.