Demitido da TV Globo em dezembro do ano passado, Ernesto Paglia participou do programa Legião Estrangeira dessa quarta-feira (08), na TV Cultura. A atração tem a apresentação de Alberto Gaspar, outro ex-repórter da emissora dos Marinhos, e debate semanalmente os principais acontecimentos internacionais.
Paglia possui vasta carreira no jornalismo, tendo sido correspondente internacional em Londres em duas oportunidades. Ele é marido da jornalista Sandra Annenberg, atual apresentadora do Globo Repórter. No Legião Estrangeira, ele brincou com Gaspar e disse ter “perdido a conta” de quantos países já visitou a trabalho, porém afirmou com certeza que o número é superior a 60.
O programa da TV Cultura debateu a escalada de violência entre palestinos e israelenses, na Cisjordânia; a proposta feita pelo Brasil, o “clube da paz”, para encerrar a Guerra da Ucrânia; e a invasão de gestantes russas buscando cidadania na Argentina. Além de Paglia, esteve presente no estúdio da emissora o também jornalista argentino Carlos Turdera. Já direto de Los Angeles, a americana Mary Millinken, chefe do escritório da Reuters, participou.
Demissão da TV Globo
Ernesto Paglia foi repórter da TV Globo durante 43 anos, tendo atuado em todos os telejornais da emissora, além de programas como Fantástico e Globo Repórter. Participou de inúmeras coberturas, como de oito Copas do Mundo, visita do Papa João Paulo II ao Brasil e Diretas Já. Também apresentou durante quatro anos o programa Globo Mar. Ele deixou a emissora em dezembro do ano passado.
“Sou grato à TV Globo por todas essas oportunidades de aprender e explorar a linguagem da TV. Tive a sorte de embarcar na então Central Globo de Jornalismo quando um grupo de brilhantes veteranos tarimbados da imprensa escrita começava a mudar o telejornalismo brasileiro. As conquistas desse período estão por trás da qualidade exibida até hoje”, disse Paglia, na época.
Leia também: Repórter descobre que vai ser pai ao vivo no Balanço Geral