Após sete dias de intenso julgamento em júri popular, a ex-deputada Flordelis foi condenada a 50 anos e 28 dias pelo homicídio do pastor Anderson do Carmo. A pastora e cantora foi condenada por homicídio triplamente qualificado – que ocorreu em junho de 2019 – tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada.
Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis, também foi condenada, mas com uma pena menor. Ela deverá cumprir 31 anos e 4 meses de prisão também por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa armada.
A sentença
O Portal Alta Definição teve acesso a trechos da sentença. Na decisão, tomada pela 3ª Vara Criminal de Niterói, a sentença detalha que o assassinato do Pastor caracteriza uma demonstração explícita de ódio e que, por ter sido praticado na casa onde vivia o casal com mais de 50 filhos, torna o crime muito mais bárbaro.
O documento também destaca a frieza e o menosprezo da ex-deputada e fala sobre o sofrimento no qual o pastor foi submetido.
Os diversos disparos efetuados contra a vítima de apenas 42 anos de idade concentram-se em regiões vitais como crânio, tórax e abdome, conforme acima mencionado, sendo esta morta em horário de repouso noturno, no imóvel de moradia também de inúmeros filhos adotivos e de “criação” da vítima, evidenciando ainda mais a frieza e menosprezo pela vida humana durante a empreitada criminosa praticada.
diz um trecho da sentença.
Outro trecho do documento destaca as consequências do delito.
Se mostram desastrosas e demasiadamente graves, diante dos inquestionáveis danos psicológicos causados a toda e numerosíssima família, integrada também por menores de idade, na qual ocorreu uma “quebra”, restando esta totalmente desestruturada, após a empreitada criminosa, afastando e gerando animosidade entre diversos integrantes, inclusive com a mudança de residência de alguns deles.
A decisão ainda revela o sofrimento no qual Anderson do Carmo foi submetido: “Alvejado por dezenas de disparos de arma de fogo, inclusive na região próxima às genitálias, agonizando com imenso sofrimento até sua morte“, ressaltou a sentença.
Leia também: HBO Max anuncia série documental sobre Flordelis
Choro e desespero
As condenadas Flordelis e Simone ouviram a sentença de uma salinha no plenário, de onde conseguiram ver e ouvir a juíza. No entanto, elas não podiam ser vistas por outras pessoas que acompanhavam a decisão. De acordo com a defesa, mãe e filha não estavam passando bem e, por isso, tiveram o direito de ficar nesse local.
No momento da leitura da sentença uma comoção tomou conta do produtor musical, Allan Soares, namorado de Flordelies. Ele chorou desesperadamente.
A decisão ainda inocentou Rayane dos Santos, neta biológica da cantora gospel, e Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, filhos adotivos da ex-deputada.