A partir desta terça-feira (05), o Brasil ganha mais um grupo de mídia: o Times Brasil. A empresa será liderada pelo jornalista Douglas Tavolaro, empresário que ajudou a fundar a CNN Brasil e foi CEO do canal de notícias, além de ter atuado como vice-presidente de jornalismo da Record durante muitos anos. A nova empresa garantiu os direitos exclusivos, em português, da principal marca de jornalismo de negócios do mundo, a CNBC, que pertence a NBCUniversal.
A CNBC é uma gigante mundial em jornalismos de negócios e produz conteúdos em tempo real consumidas por mais de meio bilhão de pessoas todos os meses em todas as plataformas.
Segundo o comunicado, o Times Brasil não será apenas um canal de notícias de negócios multiplataformas, mas também promete uma programação variada com temas que inspiram o mundo dos negócios, incluindo política, esportes, programas de entretenimento e até reality shows.
Nas mãos do ex-CEO da CNN Brasil
O novo canal será liderado e fundado pelo jornalista Douglas Tavolaro. Com mais de 25 anos de experiência, ele será o Chairman e Presidente do Conselho Editorial, que operará de forma independente e seguirá padrões editoriais internacionais.
Baseada em Londres, a empresa Attention Economics, especializada em empreendimentos de mídia internacional, operou em parceria na estruturação do novo negócio. A empresa é representada por Gregory Beitchman, que atuou como Vice-Presidente Comercial Sênior da WarnerMedia e da CNN International, e como líder comercial global da Thomson Reuters.
Beitchman atuou no lançamento de mais de doze novas empresas de mídia ao redor do mundo. Ele implementou operações licenciadas para a Bloomberg na Europa Oriental e para a CNN no Japão, Suíça, República Tcheca, Indonésia, Filipinas, Turquia, Grécia, Índia e África.
Canal Multiplataforma
O Times Brasil anuncia também que o novo canal estará disponível em todas as plataformas digitais.
A nova empresa terá uma extensa linha de jornalismo produzida por brasileiros para brasileiros. O acordo inédito de licenciamento inclui acesso a todo o conteúdo exclusivo produzido pela CNBC ao redor do mundo e será exibido, em primeira mão, pela empresa brasileira na TV e em todas as plataformas digitais.
A CNBC produz mais de 15 horas de programação ao vivo diariamente em uma rede de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, produzida pela CNBC nos EUA, Ásia, Oriente Médio e Europa. Possui redações em Singapura e Londres, conectadas a estúdios de transmissão nos principais mercados internacionais.
O jornalismo da NBCUniversal News Group, que controla a CNBC, é líder de mercado nos EUA e opera um portfólio diversificado de marcas de notícias incluindo NBC News e MSNBC.
A nova empresa terá sede editorial em São Paulo e contará com correspondentes nas principais cidades brasileiras e no exterior.
Após o anúncio da criação do canal, os olhares ficarão voltados para a montagem de infraestrutura, definição de sedes, identidade de marca e conteúdo, além de recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção em todo Brasil. A data de lançamento será definida nos próximos meses.