O jornalista Evaristo Costa compartilhou nesta quinta-feira (25) situações de constrangimento provocadas pelos sintomas da doença de Crohn, condição crônica que afeta o sistema gastrointestinal. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o apresentador explicou que nem sempre seu diagnóstico é compreendido, o que tornou necessário o uso de um cordão de girassóis, símbolo que indica doenças ocultas.
Entre os sintomas mais desafiadores da doença, Evaristo destacou a diarreia quase involuntária. “Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir 20, 30, 40 vezes”, afirmou.
O jornalista relatou episódios que evidenciam a dificuldade de lidar com a condição, incluindo um constrangimento dentro de um avião e outro em um restaurante, onde teve que discutir o direito de utilizar o banheiro sem consumo obrigatório.
O apresentador reforçou que a utilização do cordão é opcional, mas facilita a comunicação rápida sobre condições de saúde não aparentes. “A lista de doenças não aparentes é enorme, como surdez, epilepsia, diabetes, esclerose múltipla e doenças crônicas, como a doença de Crohn”, destacou.
Evaristo, que revelou seu diagnóstico em 2024 após uma perda de peso de cerca de 22 quilos em três semanas, buscou conscientizar sobre os desafios enfrentados por pessoas com doenças ocultas.