Convencida a cumprir a promessa feita a sua mãe no leito de morte, de cuidar de seu pai e avô, Ema (Agatha Moreira) decide abrir mão de sua felicidade. A moça está disposta a livrar a família da ruína em um casamento arranjado com Edmundo Tibúrcio (Nando Rodrigues). O pai do rapaz, o Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) é o grande ‘cupido’ do novo casal. O Almirante é prático: seu filho precisa se casar com uma mulher de sobrenome e tradição, para que se “endireite” na vida, já que o rapaz tem uma forte inclinação para farras e festas. Já Ema, precisa de um marido rico que sustente sua família.
Desta forma, Edmundo ouve os conselhos de seu pai e convida a moça para um jantar com seu pai em São Paulo, já revelando a intenção da proposta. A neta do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) se sente um pouco confusa com a objetividade do rapaz, que logo lhe propõe um compromisso tão sério como o casamento, mas releva, entendendo os motivos de Edmundo. Apaixonada por Ernesto (Rodrigo Simas) e ainda com fortes sentimentos por Jorge (Murilo Rosa), Ema se vê em desespero quando uma proposta dessas aparece em sua vida. Porém a moça ignora a voz do coração e se deixa levar pelas circunstâncias.
Leia também: Noivado duplo de Ema e Elisabeta agita o Vale do Café
Assim que Ema chega ao encontro do Almirante e seu futuro noivo, ela fica desconcertada, porém concorda e permite que Edmundo peça a sua mão para o pai, Aurélio (Marcelo Faria), e combinam de partir para o Vale do Café para selar o compromisso. O desconforto do rapaz também é visível. Ele é apaixonado por Fani (Tammy Di Calafiori), mas está disposto a assumir o noivado por exigência de seu pai.