O Portal Alta Definição esteve na sede de “A Fazenda”, o famoso reality da Record TV. A visita que contou com a presença de jornalistas de diferentes portais da internet e outras emissoras de TV aconteceu ontem (06), por volta das 15h. As gravações e transmissão do programa acontecem numa fazenda localizada na zona rural de Itapecerica da Serra, município da região metropolitana de São Paulo.
As dependências da locação utilizada pela produtora TeleImage (mesmo grupo da Casablanca) e Record TV, foi parcialmente adaptada para receber todas as equipes de produção, mas antes de iniciar o tour pelo programa, uma rápida coletiva foi organizada com a direção do reality, Rodrigo Carelli e Fernando Viudez e o apresentador Marcos Mion.
Carelli começou dizendo que Marcos Mion agregou muito ao programa pelo fato de antes ele já ter feito o “Vale a Pena Ver Direito”, quadro do extinto Legendários, onde o apresentador analisava e fazia piadas de situações que aconteciam no reality:
“A essência do programa, ele já conhecia muito. O dia a dia, a funcionalidade do programa, não! Aí a gente contou muito para ele o que ele podia esperar, o que ele podia encarar, mas ele ainda tem algumas surpresinhas, mas como vocês estão vendo no ar, está lidando maravilhosamente bem com a tarefa”.
Mion, afirmou que não esperava que a experiência com o quadro do Legendários pudesse se transformar numa “faculdade” para a fazenda: “O que o Carelli falou é a mais pura verdade, todos esses anos de Vale a Pena Ver Direito, eu nunca poderia imaginar que eles de certa forma seriam como uma faculdade para eu me formar no tema A Fazenda e sem imaginar que era isso que estava acontecendo”.
Leia também: Expulsa e sem cachê, Nadja não terá direito ao valor acordado com a Record TV
Pelo jeito característico de falar com o público, a direção do programa orientou Marcos Mion sobre a importância de não deixar passar nada para os participantes, pois se ele imprime muito humor ou muito comentário paralelo, aquilo pode virar um conteúdo para os participantes o que não é a proposta do programa:
“O desespero do confinamento de não ter nenhum tipo de informação e acesso a nenhuma outra pessoa que não seja eu falando com eles, realmente torna o ambiente a nervos à flor da pele, então qualquer coisa que você falar vai ser absorvido por eles, de uma forma que eles vão pegar aquilo e ou vão construir um caso ou vão mudar a forma que estão agindo. Então tem que ser muito imparcial e tem que ter muito cuidado, por isso que eu sou um com o público e outro com eles.”, comentou Marcos Mion.
A Fazenda 10 não está sendo a de maior audiência, mas é a que está gerando maior repercussão, por conta disso surgem os boatos, sobre isso, Carelli foi direto e já desmentiu a história da repescagem, por tanto, se lerem por aí que fulano vai entrar na fazenda, já sabem: “Nunca foi pensado, isso é uma fake news!” afirmou o diretor. Ele também disse sobre os critérios para a escolha de um participante. Segundo ele, a vontade de querer ganhar e a competitividade são pontos principais. A escolha do participante é sempre de alguém que já esteve em algum momento na mídia, não levando somente em consideração o grau de conhecimento do público sobre determinado participante. Neste sentido, Marcos Mion chegou a questionar a direção sobre a escolha de participantes que não são conhecidos pelo grande público, mas a resposta foi simples: tudo é pensado, estudado, tem toda uma equipe por trás.
Apesar do clima tenso que se instaurou no jogo, nos bastidores é nítido o clima de aprovação da direção do programa com a apresentação do Marcos Mion, e ele se mostrou também muito feliz com a repercussão e com os elogios na apresentação do reality: “Eu estou me divertindo demais e eu digo assim, me divertindo, não é que eu estou rindo das brigas, eu estou gostando do processo, estou adorando o programa, estou adorando encontrar eles todo dia, do jeito que o programa anda e funciona.”
Feita a coletiva, fomos em direção ao set de gravação da prova do fazendeiro, que inclusive estava sendo montada e que mais tarde, numa virada surpreendente, Rafael Ilha conquistou o chapéu de fazendeiro e se livrou da roça. Passamos também pelas áreas de convivência e de lazer dos peões, área dos animais, baia, e o mais interessante o corredor das câmeras onde são feitas as imagens dos participantes dentro da casa. Nele é proibido entrar com celular e o silêncio deve ser absoluto. É uma sensação esquisita vê-los de perto no confinamento sem se quer saberem que estávamos lá. Faltou mencionar os animais, né? Havia algumas galinhas, uma vaca e uma égua estavam dispersas no pasto, mas o pavão é que estava chamando atenção.
Com uma grande produção e um elenco que vem surpreendendo o público, A Fazenda tem se mostrado um programa de TV imprevisível. Quem será que vai causar o próximo barraco? Quem vai atirar “fogo no feno”? E quem vence?