Durante o início do Live CNN (CNN Brasil) desta terça-feira (01), a apresentadora Elisa Veeck fez um mini editorial e criticou as mortes que estão ocorrendo no litoral de São Paulo. Após um policial ser morto em patrulhamento, mais de 10 mortes já foram registradas em ações policiais.
“A morte de pelo menos 10 pessoas no Guarujá, após um policial da rota ter perdido a vida, levanta mais uma vez uma discussão sobre a nossa capacidade de combater o crime organizado”, iniciou a jornalista.
Em represália a morte de um, você meta pelo menos 10. Em represália a morte de uma pessoa, você meta pelo menos 10 pessoas?
disse Elisa Veeck, levantando o questionamento
Dessa forma, a apresentadora ainda prosseguiu no seu comentário: “Pelo menos 10! Como o estado olha para esse ‘pelo menos 10’? Se responsabilizar os envolvidos pela morte de um policial é chegar matando, imaginamos que algo não vai bem nesse processo”.
Acompanhe abaixo a íntegra da crítica, a partir do minuto 5:49.
O que está acontecendo?
Um policial da rota foi assassinado em Guarujá (SP) na última sexta-feira (28), durante um patrulhamento. O suspeito de cometer o crime acabou preso no domingo (30). Porém, desde então, ações policiais estão sendo realizadas na região e já são contabilizadas trezes mortes: doze no Guarujá (SP) e uma em Santos (SP).
Apesar disso, a Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo nega que está havendo excessos por parte da polícia. No entanto, os moradores acusam os policiais de agressões, ameaças e tortura durante as operações.