Em 1999, Jorge Lafond (1952-2003) lançou sua autobiografia Bofes & Babados com diversas polêmicas, a maior delas foi o caso de amor que o ator e humorista teve com um famoso jogador de futebol. No livro ele prometeu contar esse segredo, mas os leitores foram trocados e durante anos ficaram com a dúvida estampada numa página onde estampava fotos de diversos jogadores e a pergunta: “Quem é o amante de Vera Verão?”. Entre os rostos estava o de Edmundo.
Mais de 20 anos depois, Alexandre Mortágua, filho do jogador com a modelo Cristina Mortágua, resolveu colocar novamente a polêmica na mídia. Em uma rede social ele escreveu que comprou o livro e chegou a conclusão que seu pai é o nome oculto até hoje. “Resolvi comprar. Entre as histórias mil de Jorfe Laffond, eis que… quem é o amante de Vera Verão?”, escreveu o cineasta apontando o rosto do pai. “Meu pai, concluiu.
Leia também: Irritado, Milton Neves reclama ao vivo de atraso na grade da Band
Jorge Lafond trabalhou no corpo de bailarinos do Fantástico, participou do elenco do Veja o Gordo, de Jô Soares, De Os Trapalhões e eternizou o personagem escandaloso Vera Verão em A Praça é Nossa, do SBT, entre 1992 até sua morte em 2003.
Alexandre Mortágua travou uma batalha na justiça para comprovar que e filho do jogador Edmundo. Ele foi reconhecido através de um exame de DNA, porém até hoje não tem contato com o pai. Em 2019, lançou o documentário Todos Nós Cinco Milhões, que fala de crianças que são criadas longe da figura paterna.