Um dos mais experientes repórteres da TV Globo, Edney Silvestre está de saída da emissora. Ele atuava no canal há 26 anos, desde 1996, estando antes ainda no jornal O Globo, desde 1992. O anúncio ocorreu através de uma publicação nas redes sociais e surpreendeu a todos, inclusive o próprio jornalista, que não esperava a demissão.
“Depois de entrevistar grandes estrelas de Hollywood e do cinema europeu, depois de cobrir o Oscar, depois de entrevistas com formidáveis ganhadores e ganhadoras do Prêmio Nobel de Literatura, depois de mostrar o melhor de nós brasileiros, eu estou partindo. Na telinha da Globo, você não vai me ver mais”, disse Edney, através um vídeo publicado no Instagram.
Em entrevista ao portal F5. da Folha de S. Paulo, o repórter confirmou que não foi ele quem pediu para sair. “Foi decisão da empresa. Na rescisão de contrato que assinei estava a frase: ‘demitido sem justa causa’”, contou. Na sequência, ele revelou surpresa com a demissão. “Fiquei surpreso, sim. Estava trabalhando num Globo Repórter sobre mudanças de comportamento nos últimos 50 anos, para ir ao ar em abril”.
Edney Silvestre tem 72 anos e era um dos mais experientes repórter do canal, após uma série de demissões recentes. Ele foi correspondente internacional em Nova York, entre 1996 e 2002, quando cobriu os atentados terroristas de 11 de Setembro 2021. Atualmente, o jornalista integrava a equipe especial do Globo Repórter, exibido nas noites de sexta.
Agora, fora da TV Globo, Silvestre descartou uma aposentadoria, porém irá investir em outros projetos na carreira. “Mas a razão de eu estar aqui agora, hoje, mesmo, é para agradecer. Agradecer a esses 26 anos de apoio, de palavras generosas, de carinho. Isso não é um adeus, isso é um tchau, com a minha gratidão. Então, até breve ou até já”, afirmou.
Leia também: Ex-CNN Brasil, Diego Sarza estreia como plantonista do Jornal da Band