Passado um ano e meio da estreia de Mariana Godoy e Sergio Aguiar no comando do Fala Brasil, o jornalístico passará por uma nova mudança com a troca de apresentadores masculinos. Porém, o Portal Alta Definição descobriu que a novidade não se limita a chegada de Eduardo Ribeiro, o novo Fala Brasil vai resgatar quadros que já foram sucesso e também se tornará mais hard news, com a missão de estar onde a notícia acontece.
A partir do dia 12 de setembro, a nova dupla de apresentadores formada por Mariana e Eduardo comandará um jornal mais apegado a agilidade, para marcar os mais de 25 anos no ar. Assim, as principais emissoras de rede e afiliadas pelo Brasil vão estar com repórteres e apresentadores em redações ou a postos nas ruas para entradas ao vivo, como já foi em outros tempos.
A bancada sai um pouco de cena e será usada em situações pertinentes, para uma maior movimentação dos apresentadores no estúdio, combinado ao uso do telão.
Para essa nova etapa, a Record TV promoveu um investimento e adquiriu drones, mais mochilinks e também usará helicópteros, não apenas na capital paulista, mas em todas as emissoras que possuem os recursos, como Brasília e Bahia, fazendo jus ao nome do telejornal.
Por outro lado, a notícia no mundo não para e terá destaque, também ao vivo, com correspondentes na Record TV Europa, Americas, Japão e Israel.
E mais: O novo Fala Brasil ainda vai resgatar dois blocos que já fizeram sucesso, Esportes e Previsão do Tempo. Um núcleo especial de matérias investigativas continuará tendo espaço no jornal.
Qual o motivo da mudança?
De acordo com fontes ouvidas pelo Portal Alta Definição, as novidades partiram do desejo do Vice-presidente de Jornalismo, Antônio Guerreiro, em fortalecer o Fala Brasil, que há meses não consegue ultrapassar a marca de 4 pontos no ibope. Mesmo alcançando o segundo lugar, ainda chega a perder para o SBT e o Primeiro Impacto.
A direção entende que, com críticas do público direcionadas, ao Encontro (TV Globo) essa também é uma boa oportunidade de mudar e conquistar a atenção do telespectador que precisa de informação no momento em que ela acontece.
Além disso, o apresentador Eduardo Ribeiro já havia falado sobre o desejo em voltar para o jornalismo diário. Mesmo formando uma boa dupla com Carolina Ferraz, a Record entendeu que o apresentador estaria melhor à frente do matinal, marcando essa nova reformulação. Assim, Sergio Aguiar foi escolhido para assumir de vez os domingos. Ele já tirou férias do Edu e foi bem avaliado em todas as ocasiões.