O correspondente do SBT na Europa, Sérgio Utsch, está de volta à Ucrânia para apresentar o documentário Ucrânia: Arquivos de Guerra. O produto retrata o que aconteceu no país quando o correspondente estava lá, durante o início da guerra, em 2022. Assim sendo, Sérgio apresentará as cenas exclusivas no SBT News e em edições no SBT Brasil, para marcar um ano da guerra, que começou no dia 24 de fevereiro.
Nesse sentido, no documentário, Sérgio Utsch relembra as situações mais marcantes da guerra, como o avanço das tropas russas. Além disso, a escalada de tensão, o início dos bombardeios e a necessidade de deixar o hotel para se refugiar em um abrigo antiaéreo fazem parte do material. Sérgio também conta, com exclusividade, sobre sua experiência de ficar abrigado na embaixada do Brasil em Kiev. O trabalho dos diplomatas para retirar os brasileiros do país é outro ponto do produto.
Além disso, Sérgio Utsch também relata sobre seu reencontro com a Ucrânia em sua coluna “Diário da Ucrânia” no SBT News. O primeiro texto sobre sua viagem de trem de Varsóvia a Kiev pode ser encontrado neste link.
SBT enviou equipe in loco para cobrir guerra da Ucrânia
A TV Globo optou por não enviar equipes para cobrir o conflito na Ucrânia. Por isso, se tornaram constantes as participações, tanto na TV Globo quanto na GloboNews, de Carolina Cimenti, Jorge Pontual, Candice Carvalho e Guga Chacra, direito de Nova York (EUA), além de Raquel Krähenbühl, de Washington (EUA). Já da Europa, a emissora se recorreu a Cecília Malan (Reino Unido), Leonardo Monteiro (Portugal) e Bianca Rothier (Suíça) para atualizar as informações da invasão russa.
Em contrapartida, outras quatro emissoras brasileiras mobilizaram equipes para acompanhar a possível guerra de perto, direito de Kiev (Ucrânia). A Record TV enviou Leandro Stoliar, a CNN Brasil deslocou Mathias Brotero, a Band conta com Yan Boechat e o SBT com Sérgio Utsch. Todos eles estão realizando entradas ao vivo nas programações de suas respectivas emissoras.