A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou nesta sexta-feira (23), que Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, irá presidir a cerimônia de gala que marca a 50ª edição do Emmy Internacional. O evento acontecerá em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 21 de novembro.
Amauri Soares formou-se em jornalismo pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) em 1987 e, no mesmo ano, estagiou na filial da Globo em Bauru (SP). Atuou como repórter, editor, apresentador e chefe de redação em diversos programas da emissora. Anos depois passou a ser diretor executivo da Central Globo de Jornalismo, e em pouco tempo, foi promovido a diretor da Globo Internacional. Em 2013, tornou-se diretor da Central Globo de Programação e 7 anos depois, após a reestruturação das empresas do Grupo Globo, tornou-se diretor do Canal TV Globo.
Amauri é parte essencial na programação da TV Globo e do crescimento estratégico geral do grupo no Brasil e no mundo há 35 anos. Ele é um excelente jornalista, radialista e executivo que fez muitas contribuições para a Academia Internacional, e estamos orgulhosos de tê-lo como nosso ‘Gala Chair’ de 2022.
Bruce Paisner, presidente e CEO da International Academy of Television Arts & Sciences
“O Emmy Internacional é a principal plataforma global de excelência na televisão internacional. E como a academia é uma comunidade de profissionais de televisão, foi muito gratificante saber que o convite para fazer o discurso de 50 anos do Emmy partiu de colegas, de gente do mundo inteiro que faz o mesmo que eu, o que torna a ocasião ainda mais especial pra mim. É uma honra presidir a cerimônia nesta importante edição de 50 anos, e tenho orgulho de dizer que a Globo faz parte disso desde o início”, finaliza o diretor Amauri.
Soares presidirá as homenagens da noite em que a Academia apresentará dois prêmios especiais. Ava DuVernay, diretora, escritora e produtora de cinema, que receberá o ‘International Emmy Founders Award’, e Miky Lee, vice-presidente do CJ Group e fundadora do CJENM – o principal estúdio de cinema e televisão da Coreia, será contemplada com o ‘International Emmy Directorate Award’.
A premiação revelará os grandes vencedores de 15 diferentes categorias de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana.
Leia também: Jornal Nacional e Fantástico são indicados ao Emmy Internacional de Jornalismo