Um ano após estrear no Brasil, a CNN caba de ser anunciada em Portugal sob o comando da Media Capital, dona de uma das maiores emissoras de TV no país, a TVI. Assim, o grupo de comunicação fundado por Ted Turner avança para um segundo projeto em língua portuguesa.
Na manhã desta segunda-feira (24), o mercado internacional foi surpreendido com o anúncio enviado ao regulador da bolsa, a comissão de Mercado de Valores Mobiliários, nele estava a informação de que a Medica Capital assinou um memorando de entendimento com o Grupo Turner Broadcasting System Europe “para um acordo de licenciamento que prevê a criação da CNN Portugal”.
“Com este acordo, abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal, uma vez que se trata de uma parceria com uma das mais inovadoras influentes e prestigiadas cadeias de televisão a nível mundial”,
afirma a empresa que detém o canal TVI, emissora que produziu a novela “Ouro Verde”, exibida na Band em 2019.
Assim como aconteceu no Brasil em janeiro de 2019, quando o empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro anunciaram a criação da emissora, o comunicado informa que: “O canal será programado e operado pela Media Capital sob licença da CNN, a qual também fornecerá formação, consultoria e acesso a conteúdo de todo o portfólio da CNN”.
Com a chegada da CNN Portugal, a Media Capital demonstra uma rápida recuperação e força para se manter como um dos maiores grupos de comunicação no país. Disputando a liderança na audiência com a SIC, parceira da TV Globo, o grupo ainda possui outros canais na TV paga, como TVI Reality, TVI 24 e TVI Ficção. O conglomerado ainda detém rádios, produtora de novelas e portal de notícias.
Leia o comunicado interno da Media Capital que o Portal Alta Definição teve acesso:
Nos termos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, o Grupo Média Capital SGPS, S.A. vem pelo presente informar que, na presente data, a sociedade participada TVI – Televisão Independente, S.A. e a CNN (Grupo Turner Broadcasting System Europe), celebraram um memorando de entendimento para um acordo de licenciamento que prevê a criação da CNN Portugal. O canal será programado e operado pela Media Capital sob licença da CNN, a qual também fornecerá formação, consultoria e acesso a conteúdo de todo o portfólio da CNN.
Com este acordo abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal, uma vez que se trata de uma parceria com uma das mais inovadoras, influentes e prestigiadas cadeias de televisão a nível mundial.
A CNN é uma referência global de topo na informação rigorosa, livre e independente. O Grupo Media Capital partilha estes valores e considera da maior relevância para o futuro do audiovisual português este acordo e o sucesso desta parceria.
Após a fase de discussão com as autoridades reguladoras e a conclusão do processo de implementação deste novo projeto, cumprindo os trâmites legais e regulamentares, a Media Capital fornecerá todas as atualizações e informações sobre este projeto que prestigia Portugal e a língua portuguesa.
Queluz de Baixo, 24 de maio de 2021
Leia também: Novela portuguesa, Nazaré eleva a audiência da Band